São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Radamés Gnattali ganha homenagem no Masp

Show lança CD duplo do compositor (1906-1988)

DA REPORTAGEM LOCAL

Radamés Gnattali (1906-1988) é um dos nomes fundamentais da música brasileira, a erudita e também a popular.
Maestro, arranjador compositor, pianista ou violonista, é rara a atividade em que ele não tenha se envolvido. E em todas elas -sobretudo nas modinhas- com superlativa competência musical.
Pois Radamés será lembrado hoje às 20h, com o show-concerto de lançamento do CD duplo "Retrato de Radamés". O espetáculo será no auditório do Masp, com entrada gratuita.
Fazer boa música nos tempos dele não era apenas possuir um excelente ouvido e ser dotado de técnicas elaboradas de composição. Era também preciso uma afinidade cultural com um Brasil que se construía musicalmente aos poucos, com gente como Francisco Braga e Villa-Lobos, Noel Rosa, Arnaldo Estrela, Pixinguinha e Dorival Caymmi.
Gnattali foi também patrono do ressurgimento do chorinho nos anos 70. O projeto de homenagear o compositor gaúcho partiu do professor e violonista Paulo Porto Alegre, com o Núcleo Hespérides e o Trio Opus 12 de Violões.
Há grandes instrumentistas envolvidos na apresentação de hoje, como a soprano Heloísa Petri, a pianista Rosana Civile, o extraordinário flautista Rogério Wolf -que esteve por alguns anos como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Gnattali trabalhava muito bem com grandes sonoridades e com a música para instrumento solo ou formações de câmara. O show privilegia o intimismo das pequenas formações, com peças como a "Sonatina para Flauta e Piano", a "Suíte Popular Brasileira", que homenageia Nazaré, Chiquinha Gonzaga e Anacleto de Medeiros, a "Suíte Brasileira" para três violões e piano.
A música de Gnattali não tem sempre o conformismo harmônico dos grandes compositores populares. Ele preserva suas raízes nacionalistas, mas é um ensaiador de formas.
Uma bela gravação que só pode dar um bom espetáculo musical. (JOÃO BATISTA NATALI)

RETRATOS DE RADAMÉS
Quando:
hoje, às 20h
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/xx/11/3251-5644)
Quanto: entrada franca (senhas distribuídas uma hora antes)


Texto Anterior: Coro britânico faz concerto de Natal
Próximo Texto: Música: Daniel Jobim fala sobre o avô no "Ensaio"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.