São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BERLINENSES

SEM MARGEM A DÚVIDA
O cineasta Constantin Costa-Gavras, presidente do júri que deu a "Tropa de Elite" o Urso de Ouro em 2008, falou à "Hollywood Reporter" sobre o longa de Padilha: "O que me agrada no filme é que você vê claramente o poder democrático no Brasil deixar a repressão ser feita pela polícia sem levar em conta as leis". Costa-Gavras é o diretor do filme que encerra esta edição, "Eden à L'Ouest".

SEM MEDO NEM TABUS
Em parte falado em quéchua e recheado de tradições andinas, o longa peruano concorrente ao Urso de Ouro, "La Teta Asustada" busca "mostrar sem medo nem tabus como somos", disse a diretora, Claudia Llosa. A batata é usada na trama com duplo sentido, no que "simboliza para o país a tradição, as raízes e a fertilidade" e também como um "tampão, um escudo" -literal, usado pela protagonista Fausta (Magaly Solier).

LOURA GELADA
Renée Zellweger estrela "My One and Only", outro título exibido ontem na corrida pelo Urso de Ouro. Com dois filhos e recém-separada, ela percorre os EUA, em 1953, em busca de um amor. O diretor Richard Loncraine diz que é um "road movie" sobre o crescimento.


Texto Anterior: Cinema: "Não é um filme com que eu fique feliz"
Próximo Texto: Crítica: "Valquíria" faz suspense sobre o que já sabemos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.