São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Peças em série

Grupo de teatro faz sucesso em SP com adaptações de "Sex and the City" e "Gossip Girl"; "Melrose Place" estreia neste ano

Lenise Pinheiro/Folhapress
Eliana Ravanhani (Karen), Gabriella Martins (Sandra) e Priscila Gomes (Michele, inimiga de Karen) em "Sex and the Sampa"

LUCAS NEVES
DE SÃO PAULO

Carrie Bradshaw, quem diria, acabou na Brigadeiro. Que não se entenda por Brigadeiro alguma butique do Little Brazil nova-iorquino pela qual a protagonista de "Sex and the City" (1998-2004) possa ter passado para provar decotes e adereços inspirados nos trópicos.
O CEP aqui é bem outro. Carrie agora deita a falar sobre suas aflições sentimentais na pouco glamourosa avenida Brigadeiro Luís Antônio, centro de São Paulo. É verdade que o ruído dos ônibus, a gritaria dos flanelinhas e o desacerto arquitetônico da área desbotaram um bocado a fleuma fashionista.
Ah, sim, e os cosmopolitans que eram seu passatempo etílico deram lugar a cervejas no pé-sujo Frangaria -cortes no orçamento, sussurram fontes próximas.
Mas todo sábado, no teatro Bibi Ferreira, lá está ela a tecer a crônica sexual da vida alheia (e própria) em "Sex and the Sampa - A Paródia".
A protagonista, veja só, até abrasileirou o nome: virou Karen. Samantha engrossa o currículo de predadora erótica agora sob a alcunha de Sandra. Miranda e Charlotte foram mais longe: trocaram de sexo. E Mister Big (aqui Mister P), que brincava de gato e rato com Carrie em Manhattan, hoje a persegue nas liquidações de moda do Bom Retiro (ok, talvez não tanto).
A "importação" do quarteto e de suas errâncias sentimentais é obra do ator, diretor e dramaturgo Alexandre Biondi. Fascinado pela dramaturgia do americano Tennessee Williams (1911-1983), estreou na direção com uma reunião de textos curtos dele. Depois, assinou uma trilogia a partir da biografia do autor.
"Drama no Brasil é difícil [em termos de bilheteria]. Só dá se tiver um nome grande no palco", diz ele. "Éramos elogiados, mas não pagávamos nossas contas."
A Cia. Marquesa, criada por Biondi, trilhou então a rota da comédia, "que traz mais notoriedade e grana", nas palavras do diretor. Como os direitos de textos nacionais eram negociados a "preços exorbitantes", ele achou por bem encenar uma obra de sua própria lavra.
Criou o conceito de "comédia-seriado", com dramaturgia alterada a cada três meses a partir de anedotas da plateia, e cogitou montar uma releitura da "sitcom" "Friends". Desistiu. Por indicação de uma amiga, leu "Sex and the City", o best-seller de Candace Bushnell que originou o programa de TV.
Biondi afirma que procurou a autora para "viabilizar as histórias originais do livro, não as da série". A editora Record, que publicou "Sex" no Brasil, não confirma o contato entre as partes.

A FILOSOFIA DE SAMPA
"Sampa" teve três encarnações, de nomes bem menos chamativos, antes da atual: "Filosofia do Sexo", "Filosofia do Sexo 1 1/2" e "Filosofia do Sexo 3 Turbo".
Em quatro anos, acumulou público de 25 mil pessoas.
O diretor diz que penou para liberar o título atual na Sbat (Sociedade Brasileira de Autores) -só conseguiu depois de incorporar a "Sex and the Sampa" o aposto "A Paródia". A Sbat não tem registro da negociação.
Em cena, Biondi e cia. dilatam a definição de paródia, enxertando "cacos" e chamando a plateia para o jogo a toda hora. Esgarçam o fiapo de narrativa com piadas que repisam preconceitos e números musicais que fariam Samantha decretar greve de sexo. O Frankenstein resultante tem partes de "Sai de Baixo" e "Zorra Total".
O bom público de "Sampa" deu confiança ao diretor para apostar de vez no filão.
"A Garota do Blog" estreou em 2010 tendo como molde a série "Gossip Girl", febre teen. Na versão exibida no SBT, o programa tem como subtítulo o nome da peça.
E Biondi promete um "thriller romântico" decalcado de outro hit adolescente, "Melrose Place", para o segundo semestre de 2011: "Levados pelo Desejo". Fãs de Amanda e dr. Michael, t(r)emei.

Colaborou CLARICE CARDOSO


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: "Parece mistura de "Malhação" com "Rebelde'", diz fã de "Gossip Girl"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.