São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Parece mistura de "Malhação" com "Rebelde'", diz fã de "Gossip Girl"

Para estudante, tom de peça que transpõe seriado para o palco é excessivamente moralista

Trilha sonora também recebe críticas; diretor pretende voltar a montar Tennessee Williams em 2012

DE SÃO PAULO

Foi uma amiga pedagoga do diretor Alexandre Biondi que sugeriu a amarração cênica de temas adolescentes: descoberta da sexualidade, gravidez, "bullying", medo da Aids. A partir da provocação, a Cia. Marquesa criou "A Garota do Blog" -que vem a ser o subtítulo da versão dublada de "Gossip Girl", exibida pelo SBT. O canal não registrou o nome.
Na TV, patricinhas e playboys de Nova York torram o dinheiro dos pais em moda, viagens e baladas aditivadas por drogas. Testam combinações de casais entre si ao som da música moderninha da semana. As intrigas e "foras" são registrados (e devidamente divulgados) pela personagem do título.
Já no palco, jovens discutem a forma mais astuta de "passar cola" durante uma prova, repreendem-se por aventuras sexuais ("Você tá louca de transar sem camisinha?") e metaforizam em cima das drogas ("Como a gente não percebeu que ele comprou uma passagem direta para uma overdose?"). A candongueira permanece.

PEÇA DIDÁTICA
"Não tem nada a ver com o programa. Lá, eles são ricos e "da moda". É uma série fashion", diz a estudante Barbara Arantes, 18, fã de "Gossip Girl", que assistiu a um DVD com a filmagem do espetáculo. "Está mais para mistura de "Rebelde" com "Malhação". É para professora de sétima série levar os alunos que começam a sair à noite."
A crítica revestida de ironia por acaso equivale aos planos de Biondi. "A ideia era mostrar a peça em escolas, vender apresentações para estudantes", diz ele.
Barbara também desaprova o "tratamento moralista, meio "se você entrar nesta, vai se dar mal'" das drogas na versão teatral e a morte por overdose de um dos personagens. "Em "Gossip", ele iria para a clínica de reabilitação "top do top", e seus pais diriam simplesmente que foi estudar na Europa."
Isso para não falar da trilha sonora. "Tem um cover de "Telephone" [de Lady Gaga] que parece tecnobrega", aponta, referindo-se à regravação da drag queen brasileira Nany People.
Depois de encenar "Melrose Place", Biondi promete voltar, em 2012, à sua obsessão, Tennessee Williams. O que reservará o repertório?
(LUCAS NEVES)


Texto Anterior: Peças em série
Próximo Texto: Crítica/Drama: Adolescentes se identificam com tramas-clichê pasteurizadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.