São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

KUFFS: UM TIRA POR ACASO
Bandeirantes, 13h. (Kuffs). EUA, 1991, 101 min. Direção: Bruce A. Evans. Com Christian Slater. Kuffs é um jovem despreocupado cuja vida muda após a morte do irmão. Ele entra para a polícia, disposto a vingá-lo. Paralelamente, apaixona-se.

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE
SBT, 14h.
(Best Defense). EUA, 1984, 93 min. Direção: Willard Huyck. Com Dudley Moore, Eddie Murphy. Disquete da KGB com revolucionário invento cai em mãos de criador fracassado de equipamentos bélicos. Ele pensa que é sua grande chance na vida. Mas as confusões virão.

FREE WILLY 2 - A AVENTURA VOLTOU
Globo, 14h15.
(Free Willy 2: The Adventure Home). EUA, 1995. Direção: Dwight H. Little. Com Jason James Richter, August Schellenberg. O jovem Jesse (Richter) tenta vencer os vários traumas de sua vida com a ajuda dos próximos. Mas o que vai ajudá-lo mesmo na vida é o reencontro com a velha baleia Willy, em companhia de quem luta para evitar um desastre ecológico.

A VINGANÇA DOS SAPOS ASSASSINOS
SBT, 15h50.
(Frogtwon 2). EUA, 1992, 90 min. Direção: Donald G. Jackson. Com Robert Z'Dar, Lou Ferrigno. Após apocalipse nuclear, os mutantes homens-sapos dispõem-se a dizimar o que sobrou de homens-homens. Não há limites.

CARONA MORTAL
Record, 20h30.
(Deadly Chase). EUA, 1994, 62 min. Direção: Dulcan McLahlan. Com John F. Howard, Christopher Clarke. Para tornar a viagem mais excitante, garota decide pedir carona. Seu namorado a segue no próprio carro. Mas o sujeito que deu carona tem seus próprios planos para a moça.

SHORT CUTS, CENAS DA VIDA
Bandeirantes, 21h30.
(Short Cuts). EUA, 1993, 119 min. Direção: Robert Altman. Com Tim Robbins, Jennifer Jason Leigh. Altman cruza os destinos de 22 personagens de Los Angeles. Altman, como sempre, trilha um caminho difícil. Quando acerta, como aqui, sai de baixo.

O OURO DE ABRAÃO Cultura, 22h30.
(Abraham's Gold). Alemanha, 1990, 98 min. Direção: Jorg Gräse. Com Hanna Schygulla, Gunther Maria Halmer. Hoteleiro desencava um tesouro: nada menos do que os dentes de ouro tirado dos mortos de Auschwitz, onde ele fora guarda. Ainda uma vez, o cinema alemão faz ato de contrição pelo passado nazista.

SANDINO
Record, 22h30.
(Sandino). 1991, 140 min. Direção: Miguel Littin. Com Kris Kristofferson, Joaquim de Almeida, Angela Molina. Littin pega carona no sandinismo para retraçar a trajetória de Augusto Sandino, líder que inspirou os guerrilheiros em ação há alguns anos na Nicarágua. Inédito.

A IRA DE UM ANJO
Globo, 23h.
(Child of Rage). EUA, 1992, 96 min. Direção: Larry Peerce. Com Mel Harris, Ashley Felden. O estranho e virulento poder de destruição de uma menina de 7 anos leva o terror a sua família. Inédito.

TRAISNPOTTING - SEM LIMITES
Bandeirantes, 0h.
(Trainspotting). Grã-Bretanha, 1996, 90 min. Direção: Danny Boyle. Com Ewan McGregor, Ewen Bremner. A vida de quatro drogados de Edimburgo, Escócia, impressionou sobretudo pela originalidade do olhar. Em vez do habitual tom moralizante, Boyle optou por mostrar a questão das drogas a partir de seu efeito, o prazer. Um filme duro, não raro desagradável, mas com um olhar nada inconsequente.

PROJETO SECRETO FRANKENSTEIN
CNT/Gazeta, 0h30.
(The Frankenstein Complex). EUA, 1991, 95 min. Direção: Larry Fessenden. Com Miriam Healy-Louise, Stephen Ramsey. Cientista trabalha em projeto secreto que, acredita, salvará muitas vidas. Mas o projeto extrapola seus objetivos iniciais e entra em área francamente brumosa.

IMAGEM DESTRUÍDA
Globo, 0h45.
(Shattered Image). EUA, 1993. Direção: Fritz Kiersch. Com Bo Derek, Jack Scalia, John Savage. Mulher (Derek) sequestra o próprio marido com a ajuda do amante (Scalia). O plano é pegar o dinheiro do resgate e dar no pé. O plano falha. O marido é morto em tiroteio, quando a polícia descobre o cativeiro. Mas nem tão morto assim: tempos depois, a mulher começa a receber misteriosos telefonemas do finado.

EROTIQUE
Bandeirantes, 2h.
(Erotique). Brasil, China, EUA. Direção: Ana Maria Magalhães, Lizzie Borden, Clara Law. Com Claudia Ohana, Kamala Dawson, Tim Lounibos. Três episódios que procuram desenvolver a idéia de erotismo visto por mulheres. Irregular.

PRISÃO PARA CRIANÇAS
SBT, 2h15.
(Prison for Children). EUA, 1986, 95 min. Direção: Larry Peerce. Com Raphael Sbarge, Kenny Ranson. Jovem sem-teto é levado para reformatório, onde convive com delinquentes e torna-se, também ele, marginal.

TV PAGA
A história de Maria Stuart

da Redação

Já que "Elizabeth" entra em cartaz nos cinemas com grande foguetório e concorrendo ao Oscar, a única resposta ao alcance de sua rival na luta pelo trono da Inglaterra é a TV.
Mas também não é tão pouco assim. O filme que o Futura exibe às 22h e às 4h (com reprise no domingo, às 16h), "Maria Stuart", está longe de ser qualquer coisa.
Primeiro, se não tem Cate Blanchett, tem Katharine Hepburn, com sua penca de indicações e Oscars de melhor atriz.
Segundo, se tem um roteiro com características dos anos 30, também tem a direção de John Ford. Mesmo num drama histórico de costumes, que não era sua praia (e que é uma praia meio limitada), Ford é sempre Ford.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: A humanidade quer um paradoxo
Próximo Texto: Globo Filmes começa bem, mas desiste de sua distribuidora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.