São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
É Tudo Verdade faz retrospectiva do diretor
Festival exibe 5 filmes de Walter Salles

da Reportagem Local

Para quem conhece o trabalho de Walter Salles apenas do filme "Central do Brasil", a quarta edição do festival internacional de documentários É Tudo Verdade preparou uma retrospectiva com cinco títulos do diretor. O festival acontece no mês que vem.
Os documentários selecionados para a Retrospectiva Walter Salles foram feitos entre 85 e 95. Abordam os compositores Chico Buarque e Caetano Veloso, o cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998), o escritor argentino Jorge Luiz Borges (1899-1986) e a presidiária Socorro Nobre.
Essa última, aliás, é a principal fonte inspiradora para o filme "Central do Brasil". Maria do Socorro Nobre estava no presídio feminino de Salvador quando, após ler uma reportagem sobre o escultor Frans Krajcberg, enviou carta a ele.
Krajcberg mostrou a correspondência a Walter Salles, e daí surgiu, em 1995, o documentário "Socorro Nobre" e, mais tarde, "Central do Brasil", que concorre ao Oscar no próximo domingo.
"Socorro Nobre" recebeu prêmios no Brasil, Chile, França e Bélgica.
Os documentários mais antigos da retrospectiva são os que têm o escritor Jorge Luiz Borges e o cineasta Akira Kurosawa como tema. Ambos são de 1985 e foram exibidos na época pela Rede Manchete.
Em 89, Salles traçou, numa co-direção com Nelson Motta, os 25 anos de carreira do compositor Chico Buarque. Da mesma forma, em 94, o diretor filmou um documentário celebrando os 50 anos de Caetano Veloso.
A Retrospectiva Walter Salles é a primeira mostra do festival É Tudo Verdade dedicada a um diretor brasileiro. Os filmes serão exibidos no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil) e em São Paulo (Itaú Cultural).
Organizado pelo articulista da Folha Amir Labaki, o festival acontece de 9 a 18 de abril, simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O É Tudo Verdade - 4º Festival Internacional de Documentários é uma realização conjunta da Associação Kinoforum, Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc-SP, Itaú Cultural, Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura (SP) e Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo).


Texto Anterior: Imagem: Mostra traz Cuba que Cuba não quer ver
Próximo Texto: Literatura: No mundo de Lewinsky, Clinton é ursinho para beijar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.