São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Última Moda

VIVIAN WHITEMAN - ultima.moda@grupofolha.com.br

Gi$ele vende tudo

Mesmo com aparições cada vez mais raras nas passarelas, Gisele Bündchen continua batendo recordes de faturamento no circuito da moda. A top ganhou mais uma vez o título de mais bem paga do mundo, segundo a famosa lista da "Forbes".
A modelo embolsou US$ 45 milhões em 2010 (cerca de R$ 73 mi), desbancando as veteranas Heidi Klum (US$ 20 mi, ou R$ 35,5 mi) e Kate Moss (US$ 13,5 mi, ou R$ 22 mi), que ocupam o segundo e o terceiro lugares da lista.
A maior parte do dinheiro veio de campanhas e dos chamados "desfiles casados" -quando a modelo desfila para a marca como chave de uma ação de marketing.
No ano passado, quando completou 15 anos de carreira, Bündchen estrelou 13 campanhas de nove marcas e ganhou a capa de 24 revistas de moda no mundo.
Considerada o maior ícone da moda pelo Models.com, referência mundial da indústria das modelos, Gisele virou uma empresa. E ganha mais quem puder se associar a ela.

MADE IN BRAZIL
Graças à boa fase da economia, as marcas brasileiras estão cada vez mais presentes entre os parceiros da top.
A Hope, marca de lingerie que tem contrato com Gisele até 2012, viu seu faturamento aumentar 58% desde que ela uniu sua imagem à da grife.
Ela estreitou ainda mais os laços com a Hope. Ontem, lançou uma marca própria de lingerie, a Gisele Bündchen Brazilian Intimates, em parceria com a grife.
"Gisele é garantia de lucros. Mas tê-la é difícil, é preciso desembolsar muito dinheiro", diz Giovanni Bianco, dono da Studio GB65, responsável pelo visual dos últimos discos de Madonna e por campanhas de grifes como Missoni e Miu Miu.
Nos últimos seis anos, Bianco trabalhou com Gisele nas campanhas da grife Colcci, antes de a top assinar um contrato estimado em R$ 3 milhões com a C&A. "Ela é a única do mundo que pode vender qualquer coisa sem perder o status", diz.
A fama de boa moça fez dela o rosto perfeito para anunciar qualquer produto, de roupa a pacote de TV paga.
"No fim dos anos 90, Gisele se diferenciou com uma imagem saudável que revolucionou a indústria. Ela mudou conceitos", diz Maria Prata, editora-chefe do canal Glitz*, focado em moda.
Segundo o gerente de imagem da Ford Brasil, Márcio Garcês, Gisele conseguiu diminuir o número de trabalhos e aumentar os ganhos.
"Ela tem o poder de escolher contratos estratégicos, ganhando penetração em vários segmentos e com os maiores cachês."

TOP EMPRESÁRIA

BALENCIAGA. 2010
Gisele fez uma participação no desfile de verão 2011 da grife na semana de Paris. A top não desfilou para nenhuma outra grife durante a temporada

HOPE. DESDE 2010
A marca de lingeries não divulga o valor do contrato, porém diz que, desde aentrada de Gisele, em maio de 2010, as vendas aumentaram 58%. Ontem, a top lançou em São Paulo uma marca própria, intitulada Gisele Bündchen Brazilian Intimates, em parceria com a grife

C&A. 2011
O contrato, estimado em mais de R$ 3 milhões, cobriu os cerca de R$ 1 milhão que a top ganhava pelo desfile e campanha da grife Colcci. Até o fim do ano, mais duas coleções com o nome de Gisele serão lançadas nas lojas da C&A

VIVARA.2011
Gisele havia feito as campanhas de 2007 e 2088 da grife. Nos bastidores, comenta-se que o motivo de seu retorno seria o fato de suas sucessoras, a atriz Grazi Massafera e a apresentadora Fernanda Lima, não terem alavancado as vendas

GRENDENE. DESDE 2002
A top empresta seu nome às sandálias Ipanema, da fábrica de calçados. A parceria é uma das suas maiores fontes de renda, pois ganha um percentual por produto vendido. No primeiro trimestre deste ano, a Grendene obteve lucro líquido de R$ 63,5 milhões

MERCADO FASHION

Seminário reúne executivos para discutir construção de marcas

A Folha realiza nos próximos dias 18 e 19, no hotel Renaissance, em São Paulo, a segunda edição do seminário Construindo Marcas de Sucesso na Moda.
O evento, direcionado a estudantes, consultores, analistas e empresários, pretende discutir estratégias e problemas da consolidação de grifes de moda.
Na programação, palestras com executivos de grandes marcas nacionais como Arezzo, Renner, H.Stern, Crawford e Siberian, além da diretora de marketing local da multinacional esportiva Everlast. A abertura será feita pela consultora de Moda Gloria Kalil, do site Chic.
As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: moda.folha.com.br. O pacote para os dois dias de palestras custa R$ 600.

O HYPE DA GATINHA
A estilista Fernanda Yamamoto (foto) fechou uma parceria com a marca Sanrio, dona da boneca Hello Kitty, e criou duas estampas com o personagem. Pelo menos três das 20 peças criadas por Fernanda a partir das ilustrações estarão em seu desfile na São Paulo Fashion Week, em junho

TUITADAS

@BrandonClaybon Prayers go out to the family of actress, Mia Amber Davis (best known for her role in Road Trip). R.I.P.
(Mando preces à família da atriz Mia Amber Davis, mais conhecida pelo seu papel em "Caindo na Estrada". Descanse em paz)
O modelo Brandon Claybon lamenta a morte da atriz e modelo plus size, Mia Amber Davis. Ela morreu na última terça(10), em Los Angeles(EUA), após submeter-se a uma cirurgia no joelho

@finissimo Estilista Clare Waight Keller é a nova diretora criativa da grife Chloé!
O site de moda comenta a entrada da nova estilista da grife francesa Chloé após a saída repentina de Hannah MacGibbon do cargo

FOLHA.com

Veja mais fotos, notícias e análises no blog da coluna
folha.com/ultimamoda

com PEDRO DINIZ


Texto Anterior: Wayne Shorter quer reinventar sua música em SP
Próximo Texto: Pianista celebra bicentenário de Liszt em concertos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.