São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pianista celebra bicentenário de Liszt em concertos

Stephen Hough toca na Sala São Paulo acompanhado pela Osesp, sob a regência de sir Richard Armstrong

Para o músico e escritor, que esteve em debate na Folha, interpretações de Liszt precisam revelar caráter de improvisação

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dotado de habilidades de escritor e compositor, o pianista Stephen Hough, 49, celebra o bicentenário de nascimento de Franz Liszt (1811-1886) na Sala São Paulo.
Hoje e amanhã, toca o "Concerto nº 2 para Piano em Lá Maior", do compositor, acompanhado pela Osesp, regida por sir Richard Armstrong. O programa é complementado por excertos orquestrais de óperas de Richard Wagner (1813-1883). No domingo, dá recital solo, cujo ponto culminante é a "Sonata em Si Menor", de Liszt. "Todo recital de piano solo é um tributo a Liszt, já que foi ele que inventou isso", disse Hough, anteontem à tarde, no auditório da Folha, no debate "Performance musical e pensamento".
A mediação foi de Sidney Molina, crítico de música do jornal, e teve participação do pianista Eduardo Monteiro e do compositor Leonardo Martinelli.
"Ele era um grande improvisador e, ao executar sua música, você se junta à improvisação dele", afirmou. "Não se pode tocar Liszt como se já se soubesse o que vem pela frente. Sua interpretação tem que revelar o caráter de improvisação."
Com ampla e premiada carreira fonográfica pelo selo Hyperion, Hough em breve entrará em estúdio para gravar os dois concertos de Liszt para piano e orquestra. "Comecei a compor porque não achava suficiente executar a música dos outros", contou.

STEPHEN HOUGH

QUANDO hoje, às 21h, amanhã, às 16h30, e dom., às 17h
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº, tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$ 24 a R$ 135
CLASSIFICAÇÃO 7 anos


Texto Anterior: Última Moda - Vivian Whiteman: Gi$ele vende tudo
Próximo Texto: Cinema - Crítica/Drama: Manoel de Oliveira retoma voyeurismo em adaptação de Eça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.