São Paulo, segunda-feira, 13 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Ditadura em versão argentina

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Que a Argentina tem muito a nos ensinar, ninguém duvide. Nossos vizinhos estão conseguindo transferir para o cinema, em certos casos, a exuberância de sua tradição literária.
Mas não dá para imaginar que isso aconteça em todos os casos. "Kamchatka" (Max Prime, 1h) é um desses casos em que teremos a ganhar se ficarmos de orelha em pé. Temos lá mais uma história da ditadura. O que não é em si mau. Lembrar esse período tenebroso é quase uma obrigação nacional na Argentina.
Mas temas muito óbvios raramente dão boa arte. Aqui, a história de pais que precisam fugir, tal como observada por seu filho, é dirigida com uma autocomplacência um tanto irritante por Marcelo Piñeyro, como se estar contra os militares no poder fosse o bastante. Não é.

TV ABERTA

Malaika
Record, 14h.
(Malaika). EUA, 1997, 93 min. Direção: Marina Martins. Com John Laughlin. Caçador traz elefanta da África para que seja devidamente morta por seu patrão, em Los Angeles. Problema: ela foge e é protegida por quatro crianças. Obscuro ao cubo.

Outono em Nova York
Globo, 15h30.
(Autumn in New York). EUA, 2000, 103 min. Direção: Joan Chen. Com Richard Gere, Winona Ryder, Anthony LaPlagia. Dono de restaurante começa relacionamento com uma jovem bem mais jovem. Mas é ela quem tem um problema cardíaco. Ele fará de tudo para que ela supere o problema. Inédito.

Rollerball
Globo, 22h25.
(Rollerball). EUA, 2002, 98 min. Direção: John McTiernan. Com Chris Klein, Jean Reno, Rebecca Romijn-Stamos. Astro de esporte tão popular quanto violento se dá conta das maquinações do inventor do rollerball para que este se torne francamente sanguinolento. O homem não vai deixar barato, claro. "Remake" do filme de Norman Jewison, dos anos 70, que, por sinal, já não era tudo isso.

Besame Mucho
Globo, 2h25.
(Besame Mucho). Brasil, 1987. Direção: Francisco Ramalho Jr. Com Antonio Fagundes, Christiane Torloni, Paulo Betti. Trajetória de dois casais durante as décadas de 60 e 70.

Sete Minutos no Paraíso
SBT, 2h40.
(Seven Minutes in Heaven). EUA, 1986, 98 min. Direção: Linda Feferman. Com Jennifer Connelly, Byron Thames, Alan Boyce. Três adolescentes -dois meninos e uma garota- vivem suas primeiras experiências amorosas. Sessão romance.

Os Ratinhos de Nova York
SBT, 4h20.
(A Rat's Tale). Alemanha,1997, 89 min. Direção: Michael F. Huse. Tudo parte de um mal-entendido, neste filme infantil com animação de bonecos. O ratinho Monty devia levar uma concha mágica para "manhattin" (lugar perfeito). Por um ato falho, ele entende Manhattan, em Nova York. Lá, existe um exterminador de ratos, e ele deve achar meios de combatê-lo. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.