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Balé Guaíra joga com linhas de fuga
"Morningdog, Dancingday, Piggynight", coreografado pelo venezuelano David Zambrano, usa palco aberto, sem cenário
Bailarinos trabalham gestos do dia-a-dia, improvisando conjunto de movimentos
a partir de repertório do grupo de dança de Curitiba
INÊS BOGÉA
CRÍTICA DA FOLHA
No último fim de semana, em Curitiba, o Balé
Teatro Guaíra apresentou "Morningdog, Dancingday, Piggynight", do coreógrafo
venezuelano David Zambrano.
No palco aberto, sem cenários, os bailarinos formam um
"u" e pouco a pouco ocupam o
palco caminhando e correndo,
reconfigurando o espaço. Todos em estados diferentes, sem
hierarquia, livres para agir; depois, voltam a suas posições.
Nessas paradas e corridas,
formam-se vazios e aglomerados e um jogo de linhas de fuga,
replicadas à distância. O ritmo
é dado pelo grupo, que se move
tanto no silêncio quanto ao
som da música de Besh O Drom
(grupo cigano húngaro). A peça
se divide em grande blocos, que
utilizam planos diferentes.
Os figurinos, com desenhos
geométricos coloridos nas blusas e calças jeans com listas,
criam outras tantas linhas, reverberando de um corpo a outro. Zambrano coloca na cena
questões de convivência, em
torno às dinâmicas de grupo.
O coreógrafo trabalha com
uma improvisação estruturada,
definindo espaços e configurações cênicas, com liberdade na
movimentação. Os gestos normalmente vêm do dia-a-dia,
mas os bailarinos, pouco acostumados a essa improvisação,
criam a partir do seu próprio
repertório de movimento.
Quando a dança vai ganhando mais liberdade e ritmo, um
passo de dança clássica aparece
naturalmente, entre uma caminhada e uma corrida. E esses
gestos codificados criam algum
estranhamento. Há que se ressaltar a liberdade adquirida nas
três semanas de trabalho com o
coreógrafo e a qualidade técnica da companhia na outra peça
da noite, "Caixa de Cores", do
brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, que estreou em 2005.
O Guaíra segue na sua boa
trilha: transita entre linguagens distintas, procurando a
identidade na diversidade.
MORNINGDOG, DANCINGDAY,
PIGGYNIGHT
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