São Paulo, Terça-feira, 13 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

O GIGANTE DA MONTANHA
SBT, 14h. (The Giant of Thunder Mountain). EUA, 1991, 88 min. Direção: James Roberson. Com Richard Kiel, Jack Elam, Marianne Rogers. Três pequenos irmãos sobem montanha onde, supostamente, habita gigante que come criancinhas. Encontram o gigante, mas ele se revela um doce de pessoa. Na medida para a audiência infantil. Avaliação:   

XUXA E OS TRAPALHÕES EM O MISTÉRIO DE ROBIN HOOD
Globo, 15h50. Brasil, 1990, 90 min. Direção: José Alvarenga Jr. Com Xuxa Meneghel, Os Trapalhões. Em 1990, auge da crise do cinema brasileiro, Os Trapalhões, já em baixa, somam forças com Xuxa. Ela é a garota que ajuda Robin Hood (Renato Aragão, o líder do grupo), integrante de um circo especialista em roubar de vilões ricos para dar dinheiro e mantimentos aos pobres. Apesar da soma de Xuxa e Trapalhões, de Alvarenga ser um artesão competente e tudo mais, esse tipo de comédia estava decadente. Avaliação:  

OS PIORES ANOS DE NOSSAS VIDAS
Bandeirantes, 22h15. (The Worst Years of Our Lives). EUA, 1994, 105 min. Direção: Emilio Martínez-Lázaro. Com Gabino Diego, Ariadna Gil, Jorge Sanz. Jovem ator sofre por não dar sorte com as mulheres. Pior: tem um irmão extremamente sedutor que se interessa pela mesma moça por quem o ator está apaixonado. Sem futuro. Avaliação:  

INTERCINE 1
Globo, 0h10. "Perigoso Desejo" (1993, de Paul Donavan, com Richard Grieco, Maryam D'Abo) ou "Cliente Morto Não Paga" (1982, de Carl Reiner, com Steve Martin, Rachel Ward, Carl Reiner).

INTERCINE 2
Globo, 1h55. "O Peso de um Passado" (1988, de Sidney Lumet, com Christine Lahti, River Phoenix) ou "A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy" (1985, de Jack Sholder, com Robert Englund, Clu Gulager).

TRÊS MULHERES
Bandeirantes, 2h55. (Three Women). EUA, 1977, 123 min. Direção: Robert Altman. Com Shelley Duvall, Sissy Spacek, Janice Rule. Millie (Duvall) é a mulher que inicia sua amiga Pinky Rose (Spacek) no trabalho em uma clínica geriátrica. Elas se entendem muito bem até a segunda descobrir que seu amante é também amante da primeira. Depois disso, Pinky começa a assumir a personalidade da amiga, com quem mora. O homem com quem transam, por sua vez, terá sérios problemas em casa. Um belo Altman, marcado seja pela estranheza das personagens e das paisagens, seja pelas composições notáveis das duas atrizes centrais. Será que o filme fala sobre a mulher dos anos 70? Ou apenas sobre mulheres que existem na cabeça de Altman? Avaliação:    

TV PAGA
O humor que se perde no cinema

da Redação

No fim dos anos 50, início dos 60, não havia garoto que não se precipitasse a um cinema atrás dos filmes de Ronald Golias, de quem hoje se mostra "Golias contra o Homem das Bolinhas" (Canal Brasil, 18h).
E o resultado era uma decepção semelhante mais ou menos à que pode ter quem acompanha Renato Aragão, digamos, na TV e no cinema.
É como se o cinema, sua narratividade, o roteiro, o enquadramento, tirasse desses comediantes toda a espontaneidade, e como se seu talento se esvaísse antes ainda de ser captado pelo negativo.
De Golias, no cinema, ficam os tiques, mas falta o essencial do humor: o inesperado. É uma perda dolorosa. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Orar é necessário
Próximo Texto: José Simão: Represália argentina! A Maldição dos Pênaltis!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.