São Paulo, domingo, 13 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu alemão é tema da Coleção Folha

Último volume da série destaca Alte Pinakothek

DA REPORTAGEM LOCAL

Tem Leonardo da Vinci, Rembrandt e um núcleo muito especial de 14 obras de Dürer: contando com um expressivo acervo de pintura europeia entre os séculos 15 e 18, a Alte Pinakothek, de Munique, é o tema do 20º e último volume da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, que chega às bancas no próximo domingo.
Quando o arquiteto Leo von Klenze lançou a pedra fundamental de seu prédio, em 1826, a Alte Pinakothek já tinha uma coleção vultosa.
Aberta ao público em 1836, a instituição contava, no nascimento, com um acervo de nada menos que 8.000 obras, amealhadas ao longo de três séculos pelos monarcas bávaros da casa de Wittelsbach.
O museu teve de recorrer a soluções extremas para sobreviver às vicissitudes que marcaram a história da Alemanha no século 20. Durante a Primeira Guerra Mundial, não sofreu danos graves, mas foi compelido a vender obras "menores" devido à falta de fundos; já na Segunda Guerra Mundial, os quadros foram retirados do edifício, para serem colocados a salvo dos bombardeios.
Hoje, a Alte Pinakothek abriga a mais importante coleção existente de pintura alemã antiga, com obras-primas de Altdorfer, Grünewald e Dürer (incluindo o "Retábulo Paumgartner", que teve de ser restaurado depois do ataque com ácido de um vândalo, em 1988).
O acervo possui ainda significativa representação flamenga, incluindo Rubens, Rembrandt e Van Dyck; mestres espanhóis, como El Greco, Zurbarán e Murillo; e obras-primas de artistas italianos como Giotto, Rafael, Leonardo e Ticiano.


Texto Anterior: Crítica/DVD: "Quinteto da Morte" faz rir com costumes ingleses do pós-guerra
Próximo Texto: Bia Abramo: A repetição de "Cinquentinha"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.