|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"Programação é suficientemente engajada"
DA REPORTAGEM LOCAL
O diretor artístico do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, visitou o Brasil e a Argentina em dezembro de
2001. Como resultado da
viagem, escalou, fora de
competição, os brasileiros
"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, e "Madame
Satã", de Karim Aïnouz, e o
argentino "El Bonaerense",
de Pablo Trapero.
""Madame Satã" é um filme
talentoso e difícil de ser feito.
Despertar o interesse de um
espectador europeu para um
tema como o dele não é uma
tarefa fácil. "Cidade de Deus"
será, eu espero, um grande
choque do festival. "El Bonaerense" mostra um cineasta em progressão, com uma
obra exigente e de uma grande força formal", disse Frémaux à Folha, de Paris.
Segundo ele, a programação de Cannes "deve ser lida
em seu conjunto". "As seções compõem um todo que
reflete nossa idéia de cinema. É uma escolha muito
"florida': diversos novos países e novos autores, muitos
estilos de cinema. É também
suficientemente engajada,
porque os cineastas de hoje
querem trazer um olhar sobre o mundo e, como grandes artistas que são, dar-lhe
um pouco de verdade."
Frémaux diz que a escalação obtida pelo festival é
"muito inesperada". "Além
da América Latina, há muitos filmes mediterrâneos: da
Turquia, Líbano, Argélia, Síria, Palestina, Israel e um filme africano. Quando começamos a seleção, nada fazia
supor um tal movimento."
(SILVANA ARANTES)
Texto Anterior: Festival de Cannes: Cidade dos sonhos Próximo Texto: Evento debaterá pluralização, diz Salles Índice
|