São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

TV Aberta

O Paizão   Globo, 15h50. (Big Daddy). EUA, 1999, 95 min. Direção: Dennis Dugan. Com Adam Sandler, Joey Lauren Adams, Jon Stewart. Para provar à ex-namorada que agora é um homem maduro, Sandler adota um menino de cinco anos. A manobra não funciona -tudo bem, o filme também não-, mas agora ele precisa descascar o pepino.

Determinado a Matar    Globo, 22h. (Out for a Kill). EUA, 2003, 90 min. Direção: Michael Oblowitz. Com Steven Seagal. O arqueólogo Seagal é envolvido pela máfia chinesa num esquema de tráfico de drogas usando objetos arqueológicos. Quando sai da cadeia, ele se mostra disposto a provar que nem só de Indiana Jones vive a ciência arqueológica: e, a partir daí, veremos o seu empenho para liquidar os mafiosos e limpar seu nome. Inédito.

Intercine Globo, 1h50. Abre a semana o eleito do público: "O Homem do Sputnik" (1959, de Carlos Manga, com Norma Bengell, Cyll Farney). Nesta boa chanchada, no quintal de Oscarito cai um estranho objeto, semelhante ao outrora célebre Sputnik. Aí começa a aventura, que terá como ponto alto a ainda hoje célebre aparição de Norma Bengell fazendo um tipo Brigitte Bardot. Neste filme Jô Soares fez sua estréia como ator no cinema brasileiro. No resto da semana, para votar no primeiro filme anunciado pela emissora, liga-se 0800-70-9011; o número para votar no segundo título é 0800-70-9012.

A Mulher que Amava Elvis    SBT, 2h. (The Woman Who Loved Elvis). EUA,1992. Direção: Bill Bixby. Com Roseanne Arnold, Tom Arnold, Cynthia Gibb. As relações entre uma mulher obcecada por Elvis Presley (estamos no Estado de Iowa, 1962), que vive basicamente de auxílio estatal, e uma assistente social que tenta transformá-la estão no centro deste drama em que outro pólo importante é a época enfocada (mudanças de costumes num momento em que o "welfare state" não havia sido arruinado pelo governo Reagan e seguintes).

O Irmão Mais Esperto de Sherleck Holmes    Globo, 3h35. (The Adventures of Sherlock Holmes" Smarter Brother). EUA, 1975, 99 min. Direção: Gene Wilder. Com Gene Wilder, Madeline Kahn, Dom DeLuise, Marty Feldman. Para efeito de sátira, Wilder cria para Sherlock Holmes um irmão invejoso, incompetente e, pior, disposto a provar que é melhor do que Sherlock. Humor desigual.

O Escondido 2   SBT, 3h45. (The Hidden 2). EUA,1993. Direção: Seth Pinsker. Com Raphael Sbarge, Kate Hodge. Seqüência do filme de 1987. Aqui, agente policial terráqueo une-se a alienígena do bem para combater os alienígenas ameaçadores. Só para SP.
(INÁCIO ARAUJO)

TV Paga

Crítica

"Questão..." passa sensação de segurança

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Filmes de militar têm um encanto certo. Eles nos reconfortam, fazem crer numa ordenação das coisas que ultrapassa as pessoas e se situa nas instituições. Esse tipo de filme (e mesmo com tudo de traumático que, na América Latina, vivemos) transmite ao espectador mais ou menos o mesmo tipo de segurança que a monarquia inspira às pessoas.
A farda, o ritual, as continências -todos esses signos ganham relevo em "Questão de Honra" (AXN, 22h). Mais ainda se levarmos em conta que ali um jovem oficial (Tom Cruise) e uma mulher (Demi Moore) se juntam para demonstrar as culpas de uma figura poderosa (Jack Nicholson).
Ou seja, o drama da caserna, que começa pelos uniformes, vai acabar numa situação tipo Davi versus Golias. E, nesse caso, o conforto é completo: logo sabemos a quem amar e a quem odiar.
"Questão de Honra" não pode ser classificado como bom, mas ninguém poderá dizer que é desconfortável.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro: MTV atira mais ovos e tomates nos políticos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.