São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESTILADOS E COQUETÉIS SÃO TEMAS DE LIVROS

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O interesse pelo universo das bebidas alcoólicas -impulsionado pelo vinho, mas não restrito a ele- vem aumentando continuamente nos últimos anos. Daí a relevância de obras como "Manual Prático de Bar", assinado pelo premiado barman Derivan Ferreira de Souza, e "O Essencial em Cervejas e Destilados", escrito por José Ivan Santos e Robert Dinham.
O primeiro é voltado principalmente a profissionais do setor, visto que será vendido apenas nas subsedes da Associação Brasileira de Barmen e nas escolas de hotelaria (por R$ 20), mas está repleto de informações didáticas para todos os interessados em conhecer o histórico e o funcionamento dos bares, as atribuições do barman e as características de bebidas como absinto, cerveja, tequila e rum, entre outras.
Seu maior atrativo, no entanto, são as receitas de drinques. "Tem coquetéis oficiais, que fazem parte do catálogo internacional, e populares, que são consumidos em todo o mundo, mas ainda não foram catalogados. Fiz também um capítulo com bebidas não-alcoólicas, uma tendência mundial", diz Derivan, como o barman é mais conhecido.
O livro de Santos e Dinham tem outro foco. Professores de pós-graduação em vinhos, cervejas e destilados do curso de gastronomia do Centro Universitário Senac, os autores se baseiam no conteúdo das aulas para abordar aspectos como processo de fabricação e composição de diferentes tipos de destilados e cervejas. Com 144 páginas, tem preço sugerido de R$ 35.


Texto Anterior: Bom e barato: Mr. Pasta propõe encontro com pratos tradicionais
Próximo Texto: Tentações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.