São Paulo, sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coco Chanel ganha biografia com ares novelescos no domingo

Canal GNT exibe minissérie sobre a estilista, vivida por Shirley MacLaine

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Aproveitando o início da São Paulo Fashion Week neste domingo, o GNT estreia no mesmo dia a série "Coco Chanel", um dos maiores nomes da moda do século 20.
Muito se falou sobre ela recentemente. A juventude da estilista francesa (1883-1971) foi retratada em "Coco Antes de Chanel" (2009), filme dirigido por Anne Fontaine, com Audrey Tautou no papel principal.
Já na série de TV, dividida em dois episódios, quem encarna Chanel, em idade avançada, é Shirley MacLaine, indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro de 2009 pela interpretação.
Coube à eslovaca Barbora Bobulova interpretar Chanel jovem, se descobrindo estilista e galgando seu espaço na moda -período em que se concentra o primeiro episódio da série.
O capítulo parte da infância pobre da estilista, abordando a morte de sua mãe e a entrega de Chanel a um orfanato.
Dali, conseguiu um emprego como costureira, no qual esboçou seu talento com as agulhas. Mas logo conheceu um oficial endinheirado, de quem se tornou amante. O capítulo gasta um bom pedaço para mostrar a hesitação dele em fazer dela sua mulher oficial e o início do envolvimento de Chanel com um amigo dele, inglês, que patrocinaria sua chapelaria.
No meio do triângulo amoroso, a estilista começou a florescer. Seu flerte com o guarda-roupa masculino é lembrado na cena em que, sem conseguir montar em um cavalo por vestir uma saia, Chanel tomou emprestada a calça de um serviçal para uma caçada, chocando a todos. Pouco depois, em um jogo de polo, voltou a chamar a atenção com um chapéu criado por ela, que fugia ao excesso do período -Chanel sempre foi lembrada por estar à frente de sua época.
E, assim, sem mergulhar com profundidade no legado criativo da estilista, a série costura a trajetória com ares novelescos de Chanel, mantendo a atenção do espectador nem tão familiarizado com a moda.


COCO CHANEL

Quando: dom., às 19h15, no GNT
Classificação: 12 anos



Texto Anterior: Polícia tem um suspeito de atirar em Bortolotto
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: A lata de lixo da história
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.