São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O INÉDITO

"Luz nas Trevas" retoma personagem clássico

Leia trecho do roteiro de "Luz nas Trevas - Revolta de Luz Vermelha", último roteiro escrito por Rogério Sganzerla, que será filmado por Helena Ignez neste ano.

CARCEREIRO (OFF) - Não há motivo de pressa! [Passa o cassetete no rosto roçando-o lentamente] Aqui o país em vez de andar, carangueja! O cassetete não é santo, [ruídos de chave] mas faz milagres... [Sai batendo em grades, fundindo com riso.] [Close do Bandido diante da grade, sombreado. Luz tênue. Som de chuva forte, trovões/Contraplano vertical (em narração paramétrica).]

LUZ VERMELHA (OFF) - Nada está mais longe de mim do que querer aparecer, a não ser como narrador paramétrico, pois o meu tempo fornece as imagens e eu me encarrego das legendas. [Close de olho, sombreado, contraluz.] Não será tanto a minha vida que contarei, mas sim a de uma geração inteira; sofrida como nenhuma outra na história recente! Vivemos tudo de uma vez...

[Rápidos flashes de cenas de violência do filme "O Bandido da Luz Vermelha" em P&B].

NARRAÇÃO (OFF) - Dotado de vaidade atômica, divertia-se trabalhando, cantando e esperando a vítima. Fora da lei por destino? Suspeito por vocação? Ei-lo às turras com todos os guardas da região. Seria um nobre representante da família espiritual de Carlitos, com sua "divina inconsciência"? A maioria rirá do ridículo e da comicidade, mais ou menos trágica, que emana dessa série de atos. Sem nenhum senso de moderação, é claro, nesta sombria aventura de uma alma enferma.
[Interior do presídio/Noite/ Sombras.]

LUZ VERMELHA (OFF) - De todo o passado não lembro nada, a não ser, o que trago no cérebro...(sombreado / contraluz) E já se extingue a luz no meu cérebro, enquanto sou abandonado pela minha própria sombra. Mas, em última análise, toda sombra é filha da luz. E só viveu de fato quem conhece luz e trevas.
[Close fechado do bandido (sombreado flou) / Ainda em close, a luz cresce até estourar.]



Texto Anterior: "Luz Vermelha" não surgiu de bandido real
Próximo Texto: A maldição da bruxa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.