São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


A ditadura de Hollywood

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

À medida que passa o tempo, os filmes de John Woo se parecem menos com aqueles que fazia na China. Como se a necessidade de sobreviver em Hollywood fosse limando essa arte construída sobre o excessivo, o descabido.
Cada vez mais parece restar a Woo o cultivo de uma temática batida. É esse o caso de "Códigos de Guerra" (TNT, 19h15), onde relata episódio da Segunda Guerra em que índios são convocados para criar códigos menos permeáveis aos espiões inimigos.
Ótima maneira de dar crédito aos índios, sem dúvida, de integrá-los ao esforço da sociedade americana contra o nazismo.
Resta que há algo de muito equilibrado -no tema como na mise-en-scène-, algo que não condiz com o cinema delirante do diretor John Woo.

TV ABERTA

Um Peixe Chamado Wanda
Record, 14h30.
(A Fish Called Wanda). Inglaterra, 1988, 98 min. Direção: Charles Crichton. Com John Cleese, Kevin Kline, Jamie Lee Curtis, Michael Palin. Um grupo de vigaristas, seu golpe, as inúmeras reviravoltas que se seguem animam esta comédia britânica que marcou o encontro entre o veterano Crichton, integrantes do grupo Monty Python e Jamie Lee Curtis.

Foi sem Querer
Globo, 15h45.
(Leave it to Beaver). EUA, 1997. Direção: Andy Cardiff. Com Christopher MacDonald, Janine Turner, Cameron Finley. Família típica da classe média dos EUA, os Cleaver têm na pessoa de Beaver, seu caçula de oito anos, garoto inteligente à beça. Essa inteligência, ele usará para recuperar sua bicicleta, roubada por um fortão do pedaço. O que não se dará sem as confusões devidas, pois se trata de uma comédia.

Jimmy Bolha
SBT, 23h.
(Bubble Boy). EUA, 2001, 84 min. Direção: Blair Hayes. Com Jake Gyllenhaal, Swoozie Kurtz, Marley Shelton. Jimmy é o rapaz que, por sofrer de deficiência imunológica, vive em uma bolha em tempo integral. No mais, tem uma mãe superprotetora. Mas, quando sabe que a vizinha, por quem está apaixonado, vai casar, larga a bolha e vai à luta. O destaque é Gyllenhaal, bom ator.

Intercine
Globo, 1h45.
Os candidatos à exibição na quarta são a reprise "A Criação de um Monstro" (2001, de George Huang, com Steven Culp, Clea Duvall) e o inédito "Clube da Comédia" (2001, de Duane Clark, com Camryn Manheim, Scott Cohen).

Camelot
SBT, 2h45.
(Camelot). EUA,1967, 150 min. Direção: Joshua Logan. Com Richard Harris, Vanessa Redgrave, Franco Nero. A lenda do rei Arthur, da Távola Redonda, sua paixão por Guinevere, a paixão de Gunevere por Lancelot -tudo isso num musical com superelenco, produção de primeira e um diretor que, na época, tinha prestígio. Resultou num filme bem chatinho.

As Noites de Rose
Globo, 3h20.
(Rambling Rose). EUA, 1991, 112 min. Direção: Martha Coolidge. Com Laura Dern, Diane Ladd, Robert Duvall. A iniciação sexual agradável de um jovem de 13 anos, nos braços de Rose (Dern), que trabalhava na casa de seus pais. Mas as decorrências não serão tão agradáveis. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Aniversário do PT! Herrar é umano!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.