São Paulo, sábado, 15 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Vencedores em nove categorias receberam troféus e quantia em dinheiro em cerimônia segunda-feira
Shell pulveriza prêmios paulistanos

free-lance para a Folha

Os vencedores de 1999 do Prêmio Shell de Teatro de São Paulo foram divulgados na última segunda, dia 10, em uma solenidade no restaurante Cantaloup, no bairro do Itaim Bibi.
O ator Sérgio Mamberti, mestre de cerimônias da noite, entregou os troféus -obras do escultor Domenico Calabrone- para profissionais da classe teatral em nove categorias: autor, diretor, ator, atriz, cenógrafo, trilha sonora, iluminados, figurinista e especial. Os eleitos também receberam R$ 3.500 cada um.
Esta edição do prêmio Nenhuma peça teve premiações múltiplas. Entre os vencedores estão Antunes Filho (melhor diretor), Suely Franco (melhor atriz) e Daniela Thomas e André Cortez (melhor cenografia).
A surpresa da festa ficou por conta da premiação de Walter Breda como melhor ator por sua interpretação em "A Arte da Comédia", de Eduardo de Filippo. Ele concorria com nomes de peso como Luís Melo, Antônio Fagundes e Raul Cortez. Ariela Goldman venceu a categoria especial, por seu trabalho de preparação corporal e luta cênica.
O troféu de melhor autor foi para Samir Yazbek pela peça "O Fingidor", uma fábula inspirada na vida e na obra do poeta português Fernando Pessoa.
A companhia carioca Ra Tame Tanz abriu a festa com uma apresentação do projeto Esculpir Mitos: inspirados em estátuas da mitologia grega, bailarinos e atores apresentaram uma coreografia que unia as linguagens da dança, arte circense, maquiagem, música e artes plásticas.
O Prêmio Shell de Teatro existe desde 1989. Na edição de 99, o corpo de jurados foi composto por Maria Lúcia Candeias, Maria Lucia Pereira, Celso Curi, Silvana Garcia e Aimar Labaki.
O júri indicou dois concorrentes por categoria em cada um dos semestres do ano, no total foram quatro finalistas. Os ganhadores só foram conhecidos na cerimônia de premiação.
No próximo dia 18, a entrega do prêmio repete-se no Rio, contemplando os destaques dos palcos cariocas em 99.


Texto Anterior: Televisão: TV paga cria sistemas para dar dicas de programação
Próximo Texto: Livro - Lançamentos: Hobsbawm sonda o futuro em cadência musical
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.