São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cannes terá Almodóvar e Lars Von Trier

Brasileiros estreantes são selecionados para a prestigiada mostra Um Certo Olhar

DE SÃO PAULO

Pedro Almodóvar de volta com Antonio Banderas em um filme de terror, Lars Von Trier com a câmera a serviço da catástrofe e Terrence Mallick, enfim, quebrando seu o jejum de imagens.
Como se tudo isso não fosse o bastante, haverá, ainda, Woody Allen e a primeira-dama francesa, Carla Bruni, em "Midnight in Paris" (meia-noite em Paris), na abertura, e outros dos mais importantes cineastas em atividade no mundo competindo entre si.
Depois de uma edição abastecida, sobretudo, por novos diretores e representantes da cinematografia oriental, o 64º Festival de Cannes, que acontecerá de 11 e 22 de maio, apresenta uma seleção de pesos-pesados.
O anúncio dos 49 longas-metragens - 19 dos quais em competição pela Palma de Ouro - foi feito ontem.
Alguns dos títulos, como "Melancholia" (melancolia), de Lars von Trier, "Le Gamin au Vélo" (o garoto de bicicleta), dos irmãos Dardenne, e "Habemus Papam", de Nanni Moretti, com Michel Piccoli, já eram esperados.
Como sempre acontece, a competição abrigará, também, promessas menos conhecidas, como a escocesa Lynne Ramsay, o austríaco Markus Schleinzer e o americano Nicolas Winding Refn.
O Brasil ficou fora da competição, mas terá "Trabalhar Cansa", estreia de Juliana Rojas e Marco Dutra no longa-metragem, exibido na prestigiosa mostra Un Certain Regard (um certo olhar).
O filme, que concorre ao prêmio da mostra e à Câmera de Ouro, destinada a diretores estreantes, foi produzido por Sara Silveira, que emplacara, em Cannes, "Cinema, Aspirinas e Urubus".
Já o curta "Duelo Antes da Noite", de Alice Furtado, foi selecionado para a Cinéfondation, mostra que reúne trabalhos de estudantes.


Texto Anterior: Crítica/Drama: Filme não ajuda a esclarecer a relação entre amor e ódio
Próximo Texto: Crítica/Drama: Longa se recusa a impor seu humanismo ao espectador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.