São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrizes rivalizam com modelos em desfiles

EVA JOORY
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A presença de atrizes nas passarelas da São Paulo Fashion Week está provocando mal-estar entre as modelos. Camila Rocha, Paola Oliveira, Taís Araújo, Erika Mader e Fernanda Lima foram algumas das estrelas que desfilaram nos primeiros dias do evento. Camila Pitanga deverá se apresentar hoje para Fábia Bercsek.
As modelos estão revoltadas porque cada atriz que entra na passarela é uma modelo que deixa de desfilar. Além disso, o mercado de trabalho das modelos passa por uma competição cada vez mais acirrada. E, durante as semanas de moda, algumas chegam a trabalhar mais de 12 horas. Quando uma atriz entra no desfile, os holofotes da mídia se voltam todos para ela.
"Cada pessoa tem que ter o seu trabalho. Desfilar é o nosso", diz a requisitada modelo Fabiana Semprebom, 21. A top Lais Navarro, que já desfilou para Dior, Chanel e Stella McCartney concorda. "As atrizes tomam o espaço das modelos e nos impedem de trabalhar como deveríamos", afirma.
"As atrizes não sabem nem andar na passarela", dispara Rhaisa, 17, uma das novas modelos mais cotadas da temporada. "Além disso, elas não têm altura nem o peso ideal para os desfiles. Estão lá apenas para levar mídia e não glamour."
A modelo Barbara Berger, 21, faz coro às suas colegas, mas diz não se preocupar muito com as atrizes. "Querendo ou não, todos sabem diferenciar uma modelo e uma não modelo na passarela". E alfineta: "As atrizes não sabem desfilar".
Irônica, a top russa Vlada Rostyakova, 19, que está no Brasil, critica: "As atrizes não têm o nosso corpo, nem são magras como nós. São melhores em anúncios do que nas passarelas. As atrizes têm que encontrar o lugar delas na moda e não acho que seja nas passarelas. Se perdesse um desfile por causa delas, protestaria".
No exterior, as modelos estão também irritadas com a presença cada vez mais constante de atrizes nas revistas.
A top Raquel Zimmerman reclamou recentemente do fenômeno, bem como Gisele Bündchen, que disse à Folha no Fashion Rio: "É muito difícil para as modelos terem a mesma visibilidade. Basta você olhar as revistas. Tem mais atrizes que modelos!"


Texto Anterior: São Paulo Fashion Week: Modelos "sósias" causam sensação na passarela
Próximo Texto: São Paulo Fashion Week: Grifes desafiam os clichês do verão praiano e tropical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.