São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astros do cinema dominam Tony 2010

Considerado o Oscar do teatro americano, prêmio de melhor peça do ano foi para uma produção inglesa

Denzel Washington, Catherine Zeta Jones e Scarlett Johansson foram alguns dos premiados neste ano

DA REDAÇÃO

Maior prêmio do teatro norte-americano, o Tony Awards, entregue anteontem à noite no Radio City Music Hall, em Nova York, consagrou "Red", uma produção inglesa sobre o pintor Mark Rothko, como melhor drama da temporada 2009-2010 da Broadway.
A peça, que saiu dos palcos londrinos, venceu também nas categorias melhor direção (Michael Grandage), iluminação, cenografia, som e ator coadjuvante (Eddie Redmayne).
Protagonizada por Alfred Molina, no papel de Rothko, a montagem perdeu apenas na indicação de melhor ator.
Outro destaque da noite, "Memphis", espetáculo sobre um DJ nos anos dourados do rock'n'roll, levou o prêmio de melhor musical.
Indicado para oito categorias, recebeu ainda os prêmios de melhor libreto de musical, melhor trilha original e melhor orquestração.

HOLLYWOODIANOS
A presença de astros do cinema americano marcou a 64ª edição do evento.
Denzel Washington e Viola Davis saíram com os prêmios de melhor ator e atriz, respectivamente, pela atuação em "Fences", de August Wilson, que também foi eleita melhor remontagem.
Foi a primeira vez na história do Tony -que existe desde 1947- que dois intérpretes negros receberam o prêmio por uma peça em cartaz na mesma temporada.
Pela atuação em "A Little Night Music", a atriz Catherine Zeta-Jones, já dona de um Oscar, levou o Tony de melhor atriz em musical.
Já Scarlett Johansson recebeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua interpretação na adaptação de "A View From the Bridge", de Arthur Miller -sua estreia na Broadway.
"Fela!", uma biografia do músico nigeriano Fela Anijulapo-Kuti, teve onze indicações, mas venceu apenas três (coreografia, som de musical, figurino de musical).
O mesmo aconteceu com "La Cage aux Folles", premiada por melhor remontagem de musical, ator em musical (David Hodge) e diretor de musical (Terry Johnson).


Texto Anterior: "Law & Order" faz referência ao caso do menino Goldman
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: História romântica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.