São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Scorpions triunfa com décadas de hits

Banda alemã tem tantos sucessos que nem precisou tocar a balada "Still Loving You" no show em João Pessoa

Veterano do primeiro Rock in Rio, em 1985, grupo se apresenta duas vezes em São Paulo no próximo fim de semana

THALES DE MENEZES
ENVIADO ESPECIAL A JOÃO PESSOA

Em sua turnê mundial de despedida, que vai passar por São Paulo, a veterana banda alemã de rock pesado Scorpions ganha o público com a força de seus hits em 45 anos de estrada.
Incrível mesmo é o grupo ter feito o primeiro show no país sem apresentar seu maior sucesso no Brasil, a balada "Still Loving You".
A entrada da banda no território nacional foi como a maior atração do Sun Rock Music Festival, que colocou metal pesado por duas noites no estádio Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba.
O Scorpions fechou a noite do último sábado. No domingo, os destaques foram Angra e Sepultura, tocando pela primeira vez na cidade.
Normalmente preterida pelos astros que tocam sempre em Recife (que fica apenas a 90 minutos de carro), João Pessoa foi sacudida por um festival com grandes nomes, ótimo som, telões impecáveis e uma audiência que lavou a alma diante de ídolos antes inalcançáveis.
Os 18 mil pagantes do sábado projetam o que deve ser o público do Scorpions nessa turnê. De moleques de camiseta preta a quarentões que trocaram muitos beijos ao som das baladas do grupo.
Assim, gente de todas as idades pulou à beça quando a banda abriu o show com músicas aceleradas, coisas novas como "Sting in the Tail" (que dá título ao álbum recém-lançado) e antigas como "The Zoo", de 1980.
A forma física da banda surpreende. O diminuto vocalista Klaus Meine, 62, conduz o público e, fundamental, continua berrando bem.
Mas quem nasceu mesmo para a coisa é o guitarrista Rudolf Schenker, 62. Alto, cabelo arrepiado descolorido e aqueles óculos escuros que parece não tirar há uns 20 anos, ele faz todas as poses da cartilha do guitar hero.
O Scorpions fechou a primeira parte do show com o hit "Big City Nights", que os brasileiros adoram desde o Rock in Rio de 1985. A expectativa do bis ficou para os sucessos que faltavam, notadamente "Still Loving You".
Mas veio "No One Like You" e a matadora performance de "Rock You Like a Hurricane", com o reforço de Andreas Kisser (Sepultura).
Foi tamanha paulada sonora que demorou um pouco para cair a ficha e as pessoas perceberem, depois da despedida dos músicos e com as luzes do estádio acesas, que não rolou "Still Loving You".
Mas a baladona esteve em outros shows, o que deixa paulistanos esperançosos.

O jornalista THALES DE MENEZES viajou a convite do Sun Rock Music Festival

SCORPIONS
QUANDO sáb. e dom., às 22h
ONDE Credicard Hall (av. Nações Unidas, 17.955; tel. 0/xx/11/4003-6464)
QUANTO de R$ 50 a R$ 600
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Texto Anterior: CDs e DVDs
Próximo Texto: "Estou no melhor momento", diz Frampton, 60
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.