São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Revolta da Chibata sobe ao palco

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O espetáculo mais recente do grupo paulista Teatro Popular União e Olho Vivo (Tuov), 35 anos, pretende iluminar um dos porões da história do país.
"João Cândido do Brasil - A Revolta da Chibata", que faz pré-estréia amanhã na sede do grupo e entra em cartaz em março, retrata o episódio de 1910, no Rio, quando marujos, a maioria negros, se rebelam por causa das condições de trabalho nos navios da Marinha, sob a lei do chicote.
Liderados pelo gaúcho João Cândido Felisberto (1880-1969), os marinheiros dominam os couraçados "Minas Geraes" e "São Paulo", ancorados na baía, miram os canhões para a cidade do Rio e ameaçam dispará-los.
Ministros, congressistas e o então presidente Marechal Hermes da Fonseca reúnem-se e decidem atender à carta de 21 de novembro de 1910, enviada por um dos marujos, Francisco Dias Martins, o Mão Negra, na qual se lê o seguinte trecho: "Nós, marinheiros, cidadãos brasileiros e republicanos, não podendo mais suportar a escravidão da Marinha Brasileira, a falta de proteção que a Pátria nos dá e até então não nos chegou, rompemos o negro véu que nos cobria aos olhos do patriótico e enganado povo".
As autoridades recuam, mas ao custo de revide, dias depois, quando centenas de marinheiros, desarmados, são torturados e mortos ao lado de operários e prostitutas, todos encurralados em episódios esparsos. Os sobreviventes vão para o presídio da Ilha das Cabras, entre eles João Cândido, depois internado à força em hospital psiquiátrico.
Segundo o diretor César Viera, 66, o episódio ainda é tabu. (VS)


JOÃO CÂNDIDO DO BRASIL - A REVOLTA DA CHIBATA. Texto e direção: César Vieira. Com: Teatro Popular União e Olho Vivo. Onde: Tuov (r. Newton Prado, 766, Bom Retiro, SP, tel. 0/ xx/11/ 3331-1001). Quando: pré-estréia amanhã, às 18h30. Entrada franca.


Texto Anterior: Teatro: Hamilton brinca com bem e mal-estar
Próximo Texto: Mercado editorial: Record compra a histórica José Olympio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.