São Paulo, sexta-feira, 16 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DVD/LANÇAMENTOS

Platoon   
Direção: Oliver Stone
Produção: EUA, 1986
Lançamento: Fox
O documentário que vem no extra lembra que Oliver Stone participou da Guerra do Vietnã. Mas a sua experiência não o impediu de realizar um filme por demais esquemático e estereotipado sobre o conflito. Não é uma crítica, mas uma elegia bélica que tenta, antes de tudo, justificar tardiamente a derrota no Vietnã. (TIAGO MATA MACHADO)

Contos Proibidos do Marquês de Sade   
Direção: Philip Kaufman
Produção: EUA, 2000
A produção não é de primeira, mas o roteiro do dramaturgo Doug Wright tem seus trunfos. Detendo-se nos anos em que Sade (Geofrey Rush) viveu confinado no manicômio do bondoso abade Coulmier, o diretor Kaufman retrata o marquês como um espírito libertário e satírico, dono de uma escrita (literalmente) incendiária. (TMM)

Trem da Vida 
Direção: Radu Mihaileanu
Produção: França/Bélgica/Israel/Holanda, 1998
Lançamento: Seleções DVD
Simpática comédia sobre judeus de uma aldeia européia que forjam um trem nazista para melhor fugir ao nazismo. Traz o pecado original de filmes recentes sobre o Holocausto: a vulgarização dessa tragédia do século 20. A mise-en-scène de Radu Mihaileanu tem também um quê prosaico. (INÁCIO ARAUJO)

Stalag 17    
Direção: Billy Wilder
Produção: EUA, 1953
Lançamento: Paramount
Num campo alemão para prisioneiros de guerra, todos pensam que William Holden é o alcaguete. Ele não é. Em princípio filme sobre uma fuga, a rigor o empenho de Wilder volta-se às falsas suspeitas, características da era da caça às bruxas, quando o filme foi feito. Esse aspecto é hoje, com certeza, a força e a fraqueza do filme. (IA)



Texto Anterior: Copião - Silvana Arantes: Vitrine, "Cidade de Deus" promove até antagonista
Próximo Texto: Música/Lançamento"Pet Shop Mundo Cão": Zeca Baleiro, 36, chega "ranzinza" ao quarto CD
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.