São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Programa retrata motoboy em Londres

TEREZA NOVAES
DA REPORTAGEM LOCAL

Não é só em São Paulo que os motoboys têm fama de psicopatas no trânsito. Exibido hoje no "Doc Brasil", da TV Cultura, o documentário "Queimando Pneu na Terra da Rainha" acompanha o dia-a-dia de couriers brasileiros em Londres e mostra que a reputação deles por lá não é muito diferente.
Sem estatísticas, mas com muitos depoimentos, o programa mostra que a profissão é cada vez mais comum entre os imigrantes brasileiros na Inglaterra. Um veterano na profissão afirma que, hoje, de cada cem couriers, 70 são brasileiros. E a agressividade deles no trânsito é lembrada por dois concorrentes locais.
Muitos não têm permissão para trabalhar, nem sequer habilitação. Eles correm o risco de ser presos ou deportados por causa do salário em libras. Uma entrevistada, que abandonou o curso de direito no Brasil, não se arrepende da escolha. Ganha-se no máximo R$ 3.400 por semana.
Não é muito diferente de outros tantos imigrantes que saem do país em busca de oportunidades no Primeiro Mundo.
Além de relatar as aventuras e os perigos vividos pelos couriers, o documentário apresenta o universo que os cerca: é um comércio especializado que vai de motos e peças a marmitas com arroz e feijão.


QUEIMANDO PNEU NA TERRA DA RAINHA
Quando:
hoje, às 23h40
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Marcos Augusto Gonçalves: Na rave com Zuenir
Próximo Texto: Crítica: MGM mostra último filme de David Lean
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.