São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amizade não influencia Palma, diz júri

SILVANA ARANTES
ENVIADA ESPECIAL A CANNES

O júri que decidirá o vencedor da Palma de Ouro do 60º Festival de Cannes afastou a influência de relações de amizade com cineastas concorrentes na decisão que será revelada no próximo dia 27.
A questão surgiu sem rodeios para a atriz chinesa Maggie Cheung, no encontro do júri com a imprensa, ontem.
Cheung é declaradamente amiga do concorrente Wong Kar-wai ("My Blueberry Nights"), que a dirigiu em "Amor à Flor da Pele" e "2046".
"Julgar não é uma questão de amizade. O que interessa são os filmes. Já fui julgada por muitos amigos antes", disse a atriz, acrescentando que nem por isso venceu as disputas.
O cineasta britânico Stephen Frears minimizou o papel da bagagem de conhecimentos cinematográficos na tarefa.
"O conhecimento não ajuda. Os filmes de que mais me lembro, desde a infância, são os que eram divertidos", disse.
O escritor turco Orhan Pamuk afirmou que os jurados não devem levar em conta em sua avaliação trabalhos anteriores dos concorrentes. "Estamos aqui para ver os filmes e dizer ao "papai" [Frears]: "Este é o que mais gostei"."
Pamuk, Nobel de literatura no ano passado, comentou sua recusa sistemática em ceder os direitos de suas obras para versões no cinema. "Todos queremos ver nossos livros transformados em bons [dito com ênfase] filmes. Mas a regra "Hollywood lhe dá o dinheiro, você entrega o livro" não vale comigo. Não consigo. Tenho certos escrúpulos."
No júri do festival, estão ainda os atores Michel Piccoli, Sarah Polley, Toni Collette e Maria de Medeiros e os cineastas Marco Bellocchio e Abderrahmane Sissako.


Texto Anterior: 60º Festival de Cannes: Kar-wai opta pelo autoral em sua estréia americana
Próximo Texto: Cinema: Bengell diz que "O Guarani" a deixou "cheia de dívidas"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.