São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bebida

Paulistas são campeões de concurso de bartender

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dois bartenders de São Paulo venceram os concursos nacionais mais importantes da área. Adriano Farias da Silva, 23, e André Coelho Bueno, 22, receberam no último final de semana o troféu do 31º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria e do 6º de Freestyle, respectivamente, e vão representar o Brasil no mundial de suas categorias em Taiwan. O evento foi realizado em Embu das Artes.
O tema do concurso deste ano foi aperitivo, uma bebida seca, ácida ou amarga que abra o apetite. Silva foi campeão com o drinque Érica (vodca, vermute dry, curaçao blue e suco de caju), "bem seco, com aroma de caju e uma cor verde-azulado, diferente", como ele define. Ajudante de bar do restaurante japonês Shintory, ele participou pela primeira vez do concurso.
Na apresentação de Bueno, o sabor do coquetel com rum Malibu, suco de abacaxi, licor de menta e Sprite dividiu as atenções com sua performance -cheio de carisma, ele dominou a platéia com seus malabarismos.
Iniciativa da Associação Brasileira de Bartenders, os concursos são realizados paralelamente, mas têm regras um pouco diferentes. Embora o sabor do drinque seja determinante em ambos, na categoria freestyle os malabarismos realizados com garrafas, copos e outros aparatos de bar também têm muito peso -e atraem uma torcida mais jovem e barulhenta, que vibra a cada gesto certeiro.
Em ambos, há dois tipos de júri. O técnico avalia itens como postura, simpatia, higiene, seqüência e receita, incluindo criatividade, bom senso e decoração. O de apreciação degusta as bebidas às cegas, sem saber qual competidor criou o drinque. Segundo Nilson Viana, presidente da ABB, a categoria freestyle é uma moda que veio para ficar. "Pensamos que seria passageira, mas hoje é o estilo que atrai mais público", afirma.
A pedido da Folha, o bartender Adriano Farias criou o drinque abaixo:

KAMPAI

INGREDIENTES
10 ml de cachaça
50 ml de saquê
10 ml de xarope de maçã verde

PREPARO
Misture todos os ingredientes e decore com uma cereja.


Texto Anterior: Análise: Quando a metáfora se torna literal
Próximo Texto: Comida - Crítica: À Côté dá um toque "étnico" à cozinha francesa de bistrô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.