São Paulo, sábado, 17 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO

Projeto Fica ViVo ocupa BH

Programa leva cultura da periferia para o centro

ADRIANA FERREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na comunidade de Aglomerado Morro das Pedras, região oeste de Belo Horizonte, a média de homicídios em 2003 era de 30 pessoas. Neste ano, caiu para nove casos.
Essa significativa redução nos índices de violência vem se repetindo em outros bairros da periferia da capital mineira, e boa parte dessa queda é creditada ao Fica Vivo, programa de controle de homicídios gerenciado pela Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais.
O que faz o programa? Simples: promove oficinas de música, dança e artes plásticas, entre outras atividades, para jovens entre 12 e 24 anos. O resultado desse trabalho, que acaba de completar dois anos, será mostrado pela primeira vez no evento Fica Vivo na Cidade, que acontece no centro de BH a partir de hoje até o dia 23/9.
Segundo Nilson Pereira Silva, coordenador geral do projeto, a idéia é ocupar o ambiente urbano com "questões artísticas". "Em Belo Horizonte existem muitos grupos de tambor. Vamos reunir mil destes na abertura [hoje]", afirma Silva.
Outro objetivo do evento é dar visibilidade ao trabalho desses jovens, tirando-os da periferia e levando-os para o centro da cidade. Amanhã (18/9), a tradicional feira de artesanato da avenida Afonso Pena será invadida por artistas com pernas-de-pau e malabares em uma "passeata artística".
A cultura hip hop norteia praticamente todas as atividades. "Pensamos em levar a música eletrônica [às comunidades], mas eles não são chegados. Eles gostam é do hip hop", lembra Silva.
Por conta disso, figuras como o rapper BNegão irão ministrar oficinas e estarão no show de encerramento que, além dele, terá apresentações de Black Alien, Rappin'Hood e de dois grupos de Minas, o NUC e o Manifesto 1º Passo.


Texto Anterior: Design: Fellini arma seu circo na Paulista
Próximo Texto: Cinema: Família de Welles tenta concluir filmes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.