São Paulo, segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretor quer levar "Notícias do Planalto" à TV

DA ENVIADA AO RIO

O diretor Bruno Barreto pretende levar à TV a história do presidente Fernando Collor de Mello (1990-92) e do impeachment que o afastou do poder.
"Tenho há muito tempo o sonho de filmar [o livro] "Notícias do Planalto". Já falei sobre isso com [o autor, o jornalista] Mário Sérgio Conti", conta.
A idéia de adaptar as 720 páginas do livro editado pela Companhia das Letras para a TV, e não para o cinema, tem a ver com a extensão da obra.
Barreto avista a adaptação como "um grande épico, de seis horas, que conta a história recente do país, enfocando a saga da família Collor de Mello".
O diretor diz achar "fascinantes" os fatos e os personagens dessa história. "Dona Lêda Collor, a mãe de Fernando Collor de Mello, é uma personagem que se define numa frase: "Falo português, mas penso em francês'", cita.

Berlim
Antes de começar um novo projeto, contudo, Barreto planeja o lançamento de "174". Ele pretende que o filme concorra ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, em fevereiro de 2008.
Barreto sabe que provavelmente terá de disputar a seleção à mostra alemã com outros candidatos brasileiros, como "Tropa de Elite", de José Padilha, e "Linha de Passe", de Walter Salles e Daniela Thomas.
"Se há mais de um bom filme brasileiro querendo estar em Berlim, qual o problema? É até melhor. Indica que estamos vivendo um bom momento no cinema", avalia o cineasta. (SILVANA ARANTES)


Texto Anterior: Barreto filma chacina da Candelária
Próximo Texto: Documentário: "Garbo" busca explicar reclusão da atriz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.