São Paulo, terça-feira, 17 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GNT leva Mostra do Redescobrimento à TV

DA REPORTAGEM LOCAL

O canal GNT exibe hoje o primeiro episódio do documentário sobre a Mostra do Redescobrimento, dirigido pelo cineasta André Klotzel ("A Marvada Carne").
Produzido pelo canal, o documentário tem três episódios de uma hora de duração, que serão exibidos mensalmente.
"Brasil + 500 - Mostra do Redescobrimento" foi feito com apoio da Associação Brasil 500 Anos, responsável pela organização da mostra. Além de um filme institucional que ainda não foi editado, a série é o único registro documental em vídeo do evento, que foi visitado em São Paulo por mais de 1,8 milhão de pessoas.
O primeiro episódio, que vai ao ar às 23h de hoje, tem como tema a origem.
"Falamos da origem da mostra, de onde surgiu a idéia de produzi-la, e mostramos um pouco da montagem da exposição, da origem do homem e do povo brasileiro", diz Klotzel.
Além de documentar a mostra, que contou com mais de 6.500 obras, André Klotzel busca discutir questões ligadas à arte brasileira, o que fica claro no segundo episódio.
"Essa parte fala dos conflitos entre as culturas que convivem no Brasil." O terceiro episódio se concentra na construção da arte brasileira em meio às diferentes influências estrangeiras.
O documentário traz também depoimento de curadores dos módulos, intelectuais, guias e dos visitantes da mostra em São Paulo. Entre os entrevistados, estão Nelson Aguilar, curador-geral da mostra, a historiadora Judith Cortesão e o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, responsável pela restauração do Ibirapuera para a exposição.
Com fotografia de Carlos Ebert, a série foi feita em vídeo digital, durante 15 dias, e captou imagens de todos os módulos.
(LM)

Documentário: Brasil + 500 - Mostra do Redescobrimento
Quando: primeiro episódio, hoje, às 23h (reapresentações amanhã, às 12h e às 18h30); segundo episódio, 14 de novembro, às 23h; terceiro episódio, 12 de dezembro, às 23h
Onde: canal GNT (Net/Sky)



Texto Anterior: Globo pode formar núcleo de cinema
Próximo Texto: "Altas Horas" repete velhas fórmulas de Groisman
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.