UOL


São Paulo, segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOTOGRAFIA

"Nação Coragem - Um Registro de Angola" reúne imagens do fotógrafo pernambucano Sérgio Guerra

Retratos descrevem dia-a-dia angolano

EDER CHIODETTO
EDITOR DE FOTOGRAFIA

O publicitário e fotógrafo Sérgio Guerra lança, hoje em São Paulo e amanhã no Rio, o livro "Nação Coragem -°Um Registro de Angola", com 122 imagens que narram um pouco do cotidiano dos angolanos que conquistaram a independência há 28 anos, após mais de 40 de conflitos.
Guerra vive em Angola desde 1998, quando foi contratado para ser responsável pela comunicação e marketing do governo.
As imagens de "Nação Coragem" registram mais a beleza e a diversidade cultural de Angola que a herança das atrocidades da guerra, que vitimou 1 milhão de pessoas. "Tão falso quanto maquiar a guerra e a miséria é não mostrar a luta incansável e cotidiana para reconstruir o país", diz o fotógrafo.
Além das imagens, o livro, editado em grande formato (31 x 41 cm), traz depoimentos de escritores angolanos, como Pepetela, José Mena Abrantes e Ulienge W'Osimbu, além dos brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Arnaldo Antunes e a ministra Benedita da Silva.
Calcada na sua maior parte em retratos, a obra é uma opção do autor por uma abordagem de pouca densidade histórico-documental. A idéia de mostrar a reconstrução da identidade nacional dos angolanos, porém, fica no meio do caminho por conta da edição de imagens, que hesita entre a apresentação do pós-guerra e o olhar sobre as faces angolanas.
De qualquer forma, faz falta uma identificação das localidades, da época e dos rituais fotografados. Além de que a sucessão de textos de diferentes autores deixa a obra com uma estrutura narrativa vaga. O resultado é um livro entre um catálogo de divulgação do governo e um documentário com problemas de edição.


NAÇÃO CORAGEM - UM REGISTRO DE ANGOLA. Autor: Sérgio Guerra. Editora: Maianga. Quanto: R$ 240. Lançamento em SP: hoje, às 19h30. Onde: Fnac (av. Pedroso de Moraes, 858; tel. 0/xx/11/ 3097-0022). Exposição: de 17 a 30/11. Lançamento no Rio: amanhã, às 20h. Onde: Livraria da Travessa (r. Visconde de Pirajá, 572; tel. 0/xx/21/3205-9002). Exposição: de 18 a 25/11.


Texto Anterior: Música: "Por Trás da Fama" investiga Madonna
Próximo Texto: Nelson Ascher: Socialismo ou barbárie
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.