São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009 |
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Frases "Esse é o modelo adotado na quase totalidade das orquestras de porte. Provavelmente nunca se teve tantos regentes de expressão mundial em uma temporada no Brasil, como acontecerá em 2010. Vai ser semelhante em 2011, isso tende a ser a rotina por muitos anos" ARTHUR NESTROVSKI diretor artístico da Osesp, sobre a participação majoritária de regentes estrangeiros nos concertos da Osesp
"A música brasileira já
está sendo bem cuidada,
não há razão para
acreditar que não
continuará assim.
Especialmente com a
indicação de Arthur
Nestrovski, que é
brasileiro e "expert" na
música de seu país"
"Todas as principais
orquestras norte-americanas têm um
diretor artístico ou
administrador que atua
em conjunto com um
diretor musical."
"Ter dois capitães no
mesmo navio traz riscos
para uma instituição tão
"jovem" quanto a Osesp.
Isso não coloca em
questionamento o
talento de Tortelier nem
de Nestrovski. Mas os
maiores exemplos de
sucesso artístico
aconteceram quando
havia uma identificação
entre a orquestra e seu
chefe."
"Espero que não se
reproduza no Brasil o
que já não funciona
muito bem em
orquestras que têm uma
história e uma
organização muito mais
antiga e estável do que a
Osesp. Melhor mirar os
excelentes exemplos
dados por Riccardo
Chailly em Leipzig
(Alemanha) ou de
Myung Whun Chung (na
Orquestra Filarmônica
da Rádio France) do que
nos exemplos de
maestros "business
class", que ficam apenas
12 ou 15 semanas por
ano à frente de suas
orquestras."
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