São Paulo, quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que um espumante custa mais do que o outro?

Porque nascem, em geral, de propostas e ambientes diferentes. Num extremo, estão exemplares lusos, italianos, espanhóis e do Novo Mundo, caso do Brasil. São vinhos mais simples, vendidos poucos meses após ganhar as borbulhas, para cativar (e ter rápido retorno) com o que tem de melhor: a sua fruta e frescor.
No outro, os (divinos) champanhes, do norte da França. Lá, parâmetros (e custos) são diferentes. Os vinhedos estão entre os mais caros do planeta -até 1 milhão por hectare.
Nos espumantes, o norte é a complexidade. Os vinhateiros combinam vinhos de diferentes terrenos e idades, para dar-lhes um caráter único. O Grande Cuvée da Krug, uma união de até 30 vinhos de dez safras diferentes é boa amostra desse talento. Passa no mínimo sete anos em adega, lapidando a sua amálgama -e adicionando cifrões ao preço (R$ 800).
Ajuda também o marketing da região, de uma elegância impecável, envolto em mensagens de luxo e glamour.
Falando em divulgação, menção aqui para champanhes de alto nível, a preço menor, às vezes, do que rótulos de grandes marcas. São de casas menos conhecidas (como Larmandier-Bernier, ao lado) que concentram encanto e sedução não na publicidade, mas onde mais interessa: no interior da garrafa. (JORGE CARRARA)

Larmandier-Bernier Blanc de Blancs 1er Cru Brut
Pequena produtora familiar da região de Champagne (FR), Larmandier-Bernier modela um delicioso (eminúsculo) elenco desses incomparáveis espumantes gauleses. Elaborado com uvas chardonnay, cultivadas em vinhedos classificados como Cru, a elite do lugar, este Blanc de Blancs encanta por suas complexidade (avelãs, maçãs, tons tostados), elegância, harmonia e persistência na boca (92/100,R$ 165, Cellar, tel. 0/xx/ 11/5531-2419)

Texto Anterior: Comida: Sem estourar o bolso
Próximo Texto: Vinho: Vinícola chilena mira mercado brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.