São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eles acreditam em duendes

Divulgação
Gandalf, personagem da trilogia "O Senhor dos Anéis", que inspira safra de filmes fantásticos


Encorajada pelo sucesso do "O Senhor dos Anéis", Hollywood investe no gênero do fantástico

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

Os fãs da trilogia "O Senhor dos Anéis" não ficarão órfãos por muito tempo, depois do epílogo, "O Retorno do Rei" -que recebeu 11 indicações ao Oscar nesse ano e ganhou quatro Globos de Ouro, além de ter vencido o Bafta, o grande prêmio da indústria cinematográfica britânica.
Devido ao sucesso da trilogia baseada na obra de J.R.R Tolkien, os principais estúdios de Hollywood resolveram investir na produção de filmes que privilegiam enredos fantasiosos.
O estúdio Paramount Pictures saiu na frente com a produção de "Unfortunate Events" (algo como "Eventos Desafortunados"). O filme está previsto para entrar em cartaz nos Estados Unidos em dezembro deste ano.
A trama é baseada no três primeiros volumes -de um total de 13- da obra "A Series of Unfortunate Events" ("Desventuras em Série", em português ), do autor Lemony Snicket. Assim como "O Senhor dos Anéis", o filme é inspirado em livros que já contam com uma extensa legião de fãs, especialmente adolescentes, e narra as aventuras de três órfãos da família Baudelaire. Na busca por um novo lar, as crianças Violet, Klaus e Sunny, verdadeiros imãs para desgraças, se envolvem numa série de acontecimentos bizarros e fantásticos.
Para o papel de vilão foi escalado o ator Jim Carrey. Meryl Streep interpreta a tia das crianças. O elenco estelar mostra a grandeza do investimento do estúdio. Apesar de não fazer referências diretas ao universo mágico, que é a marca de "O Senhor dos Anéis", os críticos que tiveram acesso ao roteiro afirmam que a trama enfatiza a luta do bem contra o mal, mas num tom menos enfático do que o desenvolvido pela direção de Peter Jackson.
O New Line Cinema, estúdio responsável pelas filmagens da trilogia de Tolkien, também se aventura na produção de mais um filme na mesma linha, onde a fantasia é novamente o fio condutor da história. "His Dark Materials" (traduzido no Brasil como "Fronteiras do Universo"), é o primeiro filme de uma série, com data de lançamento prevista para 2005 ou 2006. O filme foi inspirado na série de três livros com título homônimo, de Philip Pullman.
A trama conta a história de uma pré-adolescente, Lyra, que vive em Oxford, na Inglaterra. As aventuras de Lyra envolvem diversos mundos paralelos. Na saga, a personagem principal luta para destruir uma poção maligna chamada "Dust" ao lado de amigos fantásticos. Alguns críticos definiram o enredo como um cruzamento da trilogia "O Senhor do Anéis" com os filmes da série "Harry Potter".
O New Line Cinema vai aproveitar durante as filmagens alguns recursos utilizados anteriormente pela produção do "Senhor dos Anéis". À semelhança do filme baseado na obra de J.R.R. Tolkien, a seqüência deve ser gravada simultaneamente. O segundo filme, porém, ainda não teve a data de lançamento anunciada. Procurado pela Folha, o New Line Cinema afirmou que ainda era muito cedo para poder adiantar a lista dos atores escolhidos para o elenco ou nome do possível diretor.
A produtora Walden Media também não vai deixar de investir no filão do gênero da fantasia. O filme "The Chronicles of Narnia" é a adaptação do livro homônimo "As Crônicas de Nárnia", de C.S. Lewis. As primeiras cenas devem ser rodadas ainda neste ano. No momento a produtora procura uma distribuidora para o filme.
O primeiro ponto em comum com a versão cinematográfica da trilogia de J.R.R. Tolkien está na locação escolhida para as filmagens: a Nova Zelândia. O segundo ponto é a escolha da Walden Media de trabalhar com a empresa Weta Workshop, responsável pelos efeitos especiais do "Senhor dos Anéis", onde conquistou um Oscar.
O roteiro do filme vai se basear no best-seller infanto-juvenil "O Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa", um dos sete volumes da série "As Crônicas de Nárnia". Mais uma vez a luta entre o bem e o mal se desenvolve num ambiente de magia. Na terra de Nárnia, os animais falam e enfrentam diversas situações inusitadas. Ainda não há previsão para o lançamento do filme.


Texto Anterior: Outra freqüência: Marta dá entrevista a rádio sem autorização para operar
Próximo Texto: Saga de escritor brasileiro inicia ciclo no exterior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.