São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saga de escritor brasileiro inicia ciclo no exterior

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Enquanto isso, na América do Sul... o escritor Orlando Paes Filho, 41, anuncia um novo capítulo na saga de sua série épica "Angus", que teve 40 mil livros vendidos desde o seu lançamento no ano passado pela Siciliano.
Desde novembro último, a aventura do clã de guerreiros nórdicos que se estenderá por sete longos livros vem sendo promovida, nos EUA e na Europa, pela William Morris Agency, dona do passe de Michael Douglas e de Ridley Scott.
Responsável pela ponte entre a estante e as telas do cinema de muitas produções de Hollywood, a agência, no entanto, pediu cautela: "Tenho uma carta em que eles comparam o "Angus" com "Senhor dos Anéis", mas eles acham que "Angus" é uma propriedade que tem de ser vendida com muito cuidado", diz o autor, que há mais de 20 anos trabalha na obra.
Às vésperas do lançamento do primeiro livro da série -o segundo sai em julho de 2004-, Paes Filho foi por conta própria aos Estados Unidos para divulgar e tentar negociar a sua criação. Em pouco tempo, teve reuniões com executivos da MGM e da Warner, que mais se interessou pelo épico.
"[Os agentes da William Morris] acham que a saga dos sete livros tem tudo para explodir. E, quando fizerem um grande sucesso, aí sim é a hora de falarmos sobre cinema", pondera. "Vender agora e por uma bagatela seria dar muito poder para os estúdios."
Paes Filho diz que sua preocupação agora é mostrar que o projeto não é um mero blefe. O autor promete lançar, já em março, uma coleção de livros paradidáticos frutos da pesquisa histórica que realizou, sob orientação de professores universitários e teologistas, para escrever "Angus". Na Bienal do Livro, em abril, haverá o lançamento de um RPG (jogo de interpretação) criado a partir do universo dos livros de Paes Filho.


Texto Anterior: Eles acreditam em duendes
Próximo Texto: Adaptação de "O Hobbit" ao cinema ainda é incerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.