São Paulo, quinta-feira, 18 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha começa com Lamartine e Noel

Com foco nas raízes de nossa música popular, série chega domingo às bancas

Com 25 livros-CDs sobre grandes compositores da "Época de Ouro", Noel Rosa e Lamartine Babo estão nos dois primeiros volumes

DA REPORTAGEM LOCAL

Chega às bancas neste domingo, dia 21, a Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira. Dedicada aos primeiros nomes do gênero, a série enfocará, ao longo de 24 semanas, 25 compositores fundamentais da primeira metade do século 20, em livros-CDs especiais.
Os dois primeiros volumes -que serão lançados simultaneamente e vendidos juntos pelo preço de um- são dedicados a Noel Rosa e Lamartine Babo.
Cada livro virá com 60 páginas, acabamento em capa dura e papel de alta qualidade. Cada um dos títulos trará a biografia do compositor, mais discografia selecionada, letras e fotos, e será acompanhado pelo respectivo CD com 14 faixas gravadas na voz de grandes intérpretes ou do próprio compositor.
O livro de Noel Rosa, escrito pelo jornalista e biógrafo do músico João Máximo, traz CD com faixas como "Palpite Infeliz" (na voz de Aracy de Almeida), "Conversa de Botequim" (com Moreira da Silva) e "Não Tem Tradução" (com João Nogueira), entre outras.
Já o volume de Lamartine Babo é escrito pela jornalista e compositora Mathilda Kovák e vem com CD que inclui "O Teu Cabelo Não Nega" (com Castro Barbosa), "No Rancho Fundo" (por Elizeth Cardoso) e "Na Virada da Montanha" (na voz de Francisco Alves).
Entre os compositores homenageados nos próximos volumes, sempre com foco na chamada Época de Ouro da música brasileira, nossa Era do Rádio, estão Cartola, Pixinguinha, Lupicínio Rodrigues, Adoniran Barbosa, Ary Barroso, Nelson Cavaquinho, Dorival Caymmi, Herivelto Martins e Jackson do Pandeiro.
A edição e seleção de repertório é de Carlos Calado e os próximos títulos contam com textos dos autores Arthur de Faria, Henrique Cazes, Irineu Perpétuo, Hugo Sukman, Luiz Fernando Vianna, Moacyr de Andrade, Rodrigo Faour, Tarik de Souza e Zuza Homem de Mello.


Texto Anterior: Entrevista: "Não é nada disso", afirma romancista
Próximo Texto: Compositores "criaram" nossa música moderna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.