São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialista elogia edifício em que vive

DA REPORTAGEM LOCAL

"Ele era um moderno na essência." A avaliação de Marcelo Morettin, 39, um dos nomes mais destacados da arquitetura paulista recente, é bem fundamentada: ele comprou há seis anos um apartamento de 110 m2 no Bretagne.
Depois de uma reforma de seis meses -"o apartamento estava destruído"-, Morettin atestou a qualidade do projeto.
"Na reforma, era visível a boa planta de Jurado, com uma organização interessante do espaço", conta ele. "Acho que já não há mais aquele preconceito forte contra ele, essas reações de intolerância. Suas soluções são muito inteligentes."
O arquiteto destaca a generosidade dos espaços comuns ("Há espaços para as crianças, para os mais velhos jogarem cartas, há uma racionalidade na disposição dos apartamentos") e diz que, por isso, o ambiente privado tem muito de caráter público. "A cidade dialoga com o edifício, há uma boa convivência entre eles."
Para o crítico de arquitetura Guilherme Wisnik, "as obras de Artacho têm grandes qualidades". "Hoje vivemos em um momento mais pluralista, por isso não associamos o ornamento a uma posição político-ideológica. E há uma generosidade espacial que é própria de Higienópolis, em contraposição aos prédios novos que se fazem por aí", avalia ele.
"O tempo provou a qualidade dos projetos de meu pai. Ele sofreu muitas críticas, mas hoje seus prédios são disputados para aluguel e compra e continuam confortáveis", diz a decoradora Diva Artacho Jurado, 73, filha única do arquiteto.
No entanto, a degradação do centro de São Paulo não poupou o Duque de Caxias. Parte da fachada está escondida por uma faixa, resultado de uma reforma suspensa. O síndico, Adilson Ramos, pretende concluir os reparos. "Mas teremos de ir à Justiça cobrar os moradores inadimplentes." (MG)


Texto Anterior: Livro reavalia obra de Artacho Jurado
Próximo Texto: Crítica/música/"Nothing But the Best": Coletânea tem boas canções de Sinatra, mas não "só o melhor"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.