São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal
SBT, 2h35.
    
(Midnight in the Garden). EUA, 1997, 155 min. Direção: Clint Eastwood. Com Kevin Spacey, John Cusack, Lady Chablis. Jornalista de Nova York (Cusack) vai a Savannah, Georgia, cobrir uma festa de fim de ano do milionário Spacey. As coisas mudam: como o milionário mata seu amante, o jornalista permanece na cidade para cobrir os acontecimentos. Envolve-se com eles e, sobretudo, com a estranha, mística, fantástica realidade local. Outro triunfo de Clint, que só não foi absoluto por não ter feito sucesso de bilheteria. Mas é uma beleza. (IA)

Valente portal de Cimino

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Sempre parece haver uma razão escusa quando certos filmes são renegados pelo sistema de Hollywood. "O Portal do Paraíso" (Telecine Emotion, 21h) é um desses casos clássicos.
Depois de ganhar o Oscar por "O Franco Atirador", Michael Cimino exigiu mundos e fundos para rodar este faroeste sobre o confronto entre imigrantes e senhores do gado, sobretudo controle total sobre o resultado final.
Fez um filme caro, com quase quatro horas, e fracassou na bilheteria (até que ponto houve boicote?). Em outros tempos, criadores foram destruídos pelos estúdios, sabe-se. Mas, ao menos, os críticos tomavam sua defesa.
"O Portal do Paraíso", de 1980, encontrou uma crítica dócil, disposta a enterrá-lo de vez. No entanto, trata-se de um belo e valente filme.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Mais bronze? Vamos ganhar a medalha Sundown!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.