São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Escritor vence prêmio com livro sobre a África

Alberto da Costa e Silva recebe hoje, em SP, o Troféu Juca Pato

DA REDAÇÃO

A União Brasileira de Escritores (UBE) entrega hoje o Troféu Juca Pato ao escritor e acadêmico Alberto da Costa e Silva, 73, eleito o Intelectual do Ano de 2003, em concurso patrocinado pela Folha.
Durante a solenidade, a ser realizada no auditório da Academia Paulista de Letras (largo do Arouche, 324, centro, São Paulo), a partir das 19h, Costa e Silva recebe o troféu das mãos do poeta e ensaísta Gilberto Mendonça Telles, vencedor no ano anterior, com o livro "Contramargem" (Loyola).
O Prêmio Intelectual do Ano, criado em 1962 pelo escritor Marcos Rey -então vice-presidente da UBE-, tem como critério a escolha de "autores de livros significativos para a cultura nacional".
Costa e Silva conquistou essa edição, a 41ª do concurso, com "Um Rio Chamado Atlântico", publicado em 2003. O livro reúne 16 ensaios em que o autor estuda as relações entre o Brasil e a África, tema central de sua obra e de outros de seus títulos publicados (todos pela editora Nova Fronteira), entre os quais "A Enxada e a Lança" (1996) e "A Manilha e o Libambo" (2002). O mais recente, "Francisco Félix de Souza - Mercador de Escravos" (2004), é uma biografia do principal traficante de escravos brasileiros da história.
O escritor, que nasceu em São Paulo e se radicou no Rio, conheceu todos os países do continente africano. Foi também embaixador na Nigéria e no Benin.
Titular da cadeira número nove da Academia Brasileira de Letras desde 2000 e presidente da instituição em 2002 e 2003, Alberto da Costa e Silva é ainda ganhador do Prêmio Jabuti nas categorias poesia e história.


Texto Anterior: Sagrado pontua viagem do Vertigem
Próximo Texto: Política cultural: "Roda Viva" vira bate-boca em torno de "Homem-Aranha"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.