São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Ensaio Geral" tenta fórmula abrangente

MÁRVIO DOS ANJOS
DA REPORTAGEM LOCAL

O "Ensaio Geral", do Multishow, exibe hoje, às 22h45, sua cara remodelada. Se antes o programa tinha apenas um convidado em seu cenário, agora vira um show de variedades musicais. De igual, apenas Lorena Calábria -o que não deixa de ser um trunfo.
Como em TV não há fórmulas sacrossantas a serem seguidas, o simpático programa experimenta o método "tentativa e erro". Abre mão de dar a um artista o monopólio do programa -o que, por sua vez, permitia entrevistas mais interessantes. Agora, o desafio é ser abrangente no cenário difícil de indexar da música nacional.
A idéia de abandonar o estúdio funciona bem. Nesse primeiro programa, Lorena visitou a nova casa da espontânea roqueira Pitty, sem o menor pudor de mostrar a zorra da mudança. "A idéia é mostrar o músico em vários ambientes diferentes e não apenas no palco", afirma Lorena.
A matéria é boa, mas obviamente o antigo formato extrairia mais da cantora, que vive o lançamento de seu segundo disco, "Anacrônico". É o lado ruim de tentar ser abrangente demais, porque passa a impressão de que poucos artistas teriam envergadura suficiente para sustentar um programa inteiro.
Sacrificar o formato que dava no horário a exclusividade para abrir um feirão livre da música é uma escolha muito delicada sobre a qual a produção do programa, a julgar pelo primeiro, ainda deverá se debruçar. Ainda mais se essa abrangência ficar restrita ao universo das majors e grandes selos.
Corre-se o risco de ficar superficial demais e, a partir daí, descartável. A seção de notícias, por exemplo, ainda não empolga.
Mas o programa se sustenta por outros bons momentos, como o flagrante da cantora Vanessa da Matta, cantando "Tempo Perdido", da Legião Urbana, em ensaio, e pela boa condução de Lorena, que já parece bem à vontade com o novo produto.


Ensaio Geral
Quando:
hoje, às 22h45, no Multishow


Texto Anterior: Autor participa de bate-papo e vai a Passo Fundo
Próximo Texto: Contardo Calligaris: "Mensalão", caixa dois e outras falcatruas: essência ou acidentes?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.