São Paulo, terça-feira, 18 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Castelnuovo-Tedesco"

Jovem duo conquista espaço com musicalidade refinada

Juntos há 10 anos, eles ganharam reconhecimento após prêmio em Nova York

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os irmãos Sergio e Odair Assad não são mais a única dupla de violonistas brasileiros a fazer sucesso internacional. O jovem Brasil Guitar Duo vem chamando a atenção graças a seu vigor, entrosamento, excelência técnica e musicalidade refinada.
Alunos do reverenciado Henrique Pinto, João Luiz, 29 (que também empresta suas tranças ao quarteto de violões Quaternaglia), e Douglas Lora, 31, tocam juntos há pouco mais de uma década. Atuando com igual desenvoltura na música erudita e popular, chegaram, em 2004, à final do Prêmio Visa -quando se apresentavam apenas com seus nomes.
O salto de uma dupla "cult" e conhecida apenas no restrito circuito do violão para uma formação de renome global aconteceu em 2006, quando eles venceram, em Nova York, a prestigiada Concert Artists Guild Competition -voltada para a música erudita em geral.
O duo vem, desde então, cumprindo uma vasta agenda de concertos nos dois lados do Atlântico e gravou, pelo selo Naxos, em dois volumes, a integral para dois violões do italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968), cujo lançamento nacional acontece no dia 30, às 18h, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com participação especial de Fabio Zanon.
Nascido em Florença, e influenciado por Ravel e Debussy, Castelnuovo-Tedesco foi um dos brilhantes músicos judeus que se exilaram nos EUA devido à ascensão do fascismo na Europa. Na Califórnia, deslanchou carreira de sucesso no terreno da música para filmes, escrevendo mais de 250 trilhas e formando pupilos como Henry Mancini, André Previn e Jerry Goldsmith.
A parte mais reconhecida de sua produção fora dos estúdios são as mais de cem obras para violão, incluindo a ambiciosa homenagem a Bach, que formam "Os Violões Bem-Temperados", 24 prelúdios e fugas inspirados pelo duo francês Ida Presti e Alexandre Lagoya. João Luiz e Douglas Lora deixam patente o caráter de dança dos prelúdios neoclássicos de Castelnuovo-Tedesco, evidenciando com clareza cristalina as linhas contrapontísticas de suas fugas. Unindo inteligência, espontaneidade e habilidade, o Brasil Guitar Duo é uma delícia de ouvir.


CASTELNUOVO-TEDESCO; MUSIC FOR TWO GUITARS - VOL. 2

Artista: Brasil Guitar Duo
Gravadora: Naxos (importado)
Quanto: R$ 42,00 (em média)
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Ator Miguel Magno morre de câncer, aos 58, em São Paulo
Próximo Texto: Armário faz música para amigos virtuais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.