Júri "velho" não exprime gosto da audiência
da Redação
Ainda bem que existe no Video
Music Brasil a categoria Escolha
da Audiência, na qual os telespectadores da MTV votam para escolher o melhor clipe do ano, pois os
outros prêmios exprimem o gosto de um público bem diferente.
De acordo com um levantamento feito pela Folha com base
no júri do VMB de 97, 98 e 99, pelo menos um quarto dos 200 jurados convidados anualmente tem
mais de 40 anos, e mais da metade
tem idade superior a 30 anos.
Considerando-se que o público
da emissora é composto basicamente de adolescentes e "twentysomethings", fica claro que a lista
de jurados não reflete o que pensa
e o que ouve a audiência.
O júri é uma salada de "personalidades" que inclui publicitários, estilistas, empresários, jornalistas, fotógrafos, atores, cineastas e colunáveis.
É possível encontrar nesse balaio de gatos gente como Chico
Buarque, Zé do Caixão, Regina
Casé, José Victor Oliva, Gugu Liberato, Gerald Thomas e Nizan
Guanaes. Isso reflete um ecletismo e uma diversidade considerável de gostos e preferências, mas
com certeza mostra também que,
para agradar os telespectadores, a
MTV precisa renovar urgentemente seu corpo de jurados e dar
mais voz à sua jovem audiência.
Com jurados como esses talvez
fique mais fácil entender a razão
de tantos prêmios acumulados
por Paralamas do Sucesso e Titãs,
bandas que fazem sucesso desde
que essas pessoas eram jovens.
Texto Anterior: MTV: Roqueiro defende mudanças do VMB
Próximo Texto: Evento Folha: Pós-modernidade precisa ser decifrada, conclui debate
Índice