São Paulo, Quarta-feira, 18 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Júri "velho" não exprime gosto da audiência

da Redação

Ainda bem que existe no Video Music Brasil a categoria Escolha da Audiência, na qual os telespectadores da MTV votam para escolher o melhor clipe do ano, pois os outros prêmios exprimem o gosto de um público bem diferente.
De acordo com um levantamento feito pela Folha com base no júri do VMB de 97, 98 e 99, pelo menos um quarto dos 200 jurados convidados anualmente tem mais de 40 anos, e mais da metade tem idade superior a 30 anos. Considerando-se que o público da emissora é composto basicamente de adolescentes e "twentysomethings", fica claro que a lista de jurados não reflete o que pensa e o que ouve a audiência.
O júri é uma salada de "personalidades" que inclui publicitários, estilistas, empresários, jornalistas, fotógrafos, atores, cineastas e colunáveis.
É possível encontrar nesse balaio de gatos gente como Chico Buarque, Zé do Caixão, Regina Casé, José Victor Oliva, Gugu Liberato, Gerald Thomas e Nizan Guanaes. Isso reflete um ecletismo e uma diversidade considerável de gostos e preferências, mas com certeza mostra também que, para agradar os telespectadores, a MTV precisa renovar urgentemente seu corpo de jurados e dar mais voz à sua jovem audiência.
Com jurados como esses talvez fique mais fácil entender a razão de tantos prêmios acumulados por Paralamas do Sucesso e Titãs, bandas que fazem sucesso desde que essas pessoas eram jovens.


Texto Anterior: MTV: Roqueiro defende mudanças do VMB
Próximo Texto: Evento Folha: Pós-modernidade precisa ser decifrada, conclui debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.