São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Um Dia Especial
Globo, 15h30.
  
(One Fine Day). EUA, 1996, 108 min. Direção: Michael Hoffman. Com Michelle Pfeiffer, George Clooney. Dois divorciados se conhecem em um dia atrapalhado para ambos. Rotina total.

Animal
Globo, 22h.
 
(The Animal). EUA, 2001, 84 min. Direção: Luke Greenfield. Com Rob Schneider, John C. McGinley. Graças a um transplante de órgãos de animais, funcionário fracote da polícia vira um supertira. Comédia. Inédito.

Intercine
Globo, 1h40.

Abre a semana o eleito do público, entre "Copacabana" (1947, de Alfred E. Green, com Grouxo Marx, Carmen Miranda) e "Perfume de Gardênia" (Brasil, 1992, de Guilherme de Almeida Prado, com Christiane Torloni, José Mayer). Para votar no primeiro, liga-se 0800-70-9011; para o segundo, 0800-70-9012 (o que vale a semana toda).

A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy
SBT, 2h40.
 
(Nightmare on Elm Street 2). EUA, 1985. Direção: Jack Sholder. Com Robert Englund. Há uma nova família na rua Elm. E há o velho Freddy. Só para SP.

Ovelha Negra
Globo, 3h45.
  
(Black Sheep). EUA, 1996, 87 min. Direção: Penelope Spheeris. Com Chris Farley, David Spade. Candidato precisa sumir com o irmão inconveniente que pretende lhe fazer campanha.

Espiões
SBT, 4h15.
 
(Spies). EUA, 1992, 88 min. Direção: Kevin Connor. Com David Dukes. Três garotos descobrem covil de neonazistas que pretendem matar o presidente dos EUA. Só para São Paulo. (IA)

Despedida do cinema maduro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Será que eu é que sou implicante? Será que o Oscar tem sido melhor do que eu imagino? Será que, como lembra alguém, o passado e suas certezas sempre nos parecem melhores que o presente e seus desafios?
Pode ser, mas convém lembrar que "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (MGM, 18h) ganhou o Oscar de melhor filme (entre outros). Para tanto, passou para trás nada menos que "Guerra nas Estrelas".
O filme de George Lucas (hoje rebatizado "Star Wars" para fins neocoloniais) apontava o futuro, o "blockbuster".
O filme de Woody Allen, ao contrário, coroava, no registro da comédia dramática, o momento de maior maturidade do cinema americano. Mas "Guerra nas Estrelas" já anunciava o triunfo do divertimento de massa infanto-juvenil.

ESPECIAL

"Roda Viva" completa 18 anos de entrevistas

DA REDAÇÃO

O "Roda Viva", programa de entrevistas transmitido às segundas-feiras pela Cultura, atingiu a maioridade. Desde a estréia, no dia 29 de setembro de 1986, entrevistando o então Ministro da Justiça do governo Sarney, o jurista gaúcho Paulo Brossard, foram mais de 900 programas exibidos ao longo de 18 anos, com uma seleção de entrevistados que inclui personalidades da política, economia, cultura, ciências e esportes. Também participaram, como entrevistadores, mais de 2.000 acadêmicos e jornalistas.
Para comemorar o aniversário, será exibido um programa especial hoje, às 22h30, com novo cenário, vinheta e trilha sonora assinada pelo maestro John Neschling. O especial terá a participação dos principais ex-apresentadores, como Rodolpho Gamberini (o primeiro), Augusto Nunes, Rodolfo Konder, Matinas Suzuki, Heródoto Barbeiro, Roseli Tardelli e Paulo Markun, o atual.
Eles farão uma homenagem ao jornalista Jorge Escosteguy, um dos principais titulares do "Roda Viva" nos anos 90, e relembrarão fatos marcantes da época em que estavam à frente do programa. Também serão transmitidos flashes da festa que a Cultura prepara em seus estúdios, com personalidades da política, cultura e economia que passaram pelo programa.
Entre as singularidades do programa está o formato em que são dispostos seus vários entrevistadores, formando a tal roda viva que lhe dá nome, no centro da qual fica o entrevistado. Em termos editoriais, além de entrevistas há também programas temáticos especiais, nos quais um assunto da atualidade, e não um convidado, motiva o debate.
Pelo centro da roda já passaram convidados como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Tom Jobim, Ayrton Senna, Plínio Marcos e Paulo Francis. O programa também recebeu personalidades internacionais, como o escritor português José Saramago e o cineasta espanhol Pedro Almodóvar.


RODA VIVA ESPECIAL - 18 ANOS. Quando: hoje, às 22h30, na TV Cultura


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.