São Paulo, domingo, 18 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas querem dar a sua "própria versão dos fatos"

DA REPORTAGEM LOCAL

Aconteceu há duas semanas: Preta Gil recebeu um telefonema de uma repórter que queria publicar uma nota sobre o fato de ela ter recebido uma geladeira de presente de Reynaldo Gianecchini. A cantora/atriz não gostou. Com medo de que a informação fosse publicada de forma "maldosa", ela resolveu se antecipar e contar a história em seu blog. Criou até um concurso dentre os leitores para dar um nome ao refrigerador.
Muitos artistas vêem no blog uma forma de dar sua "própria versão" sobre fatos de sua vida. "Cria-se um paradoxo. Para se armar contra a cultura de celebridades, acabam abrindo ainda mais a sua intimidade nos blogs e alimentando esse mercado", analisa Renata Gomes, pesquisadora de novas mídias e professora do Senac de SP.
Carolina Dieckmann é um bom exemplo. A atriz conseguiu na Justiça proibir o "Pânico" de mostrar a sua imagem ou a de seus filhos. Enquanto isso, lançou um blog -que costuma ser um dos mais lidos do Bloglog- em que fala sobre sua vida pessoal e coloca até foto dos filhos e outros familiares.
"Não dá para compreender o que move esses artistas. É ingenuidade achar que você pode contar a versão verdadeira. É claro que isso não existe, muito menos em um blog de celebridades", avalia a pesquisadora.
Após navegar por blogs do Bloglog, Renata afirma que eles parecem "claramente uma sugestão do departamento de marketing da Globo". "Vi alguns que parecem realmente interessados em fazer o blog, como a Heloísa Perissé. Mas a Ana Maria Braga, por exemplo, que põe 30 fotos de uma entrevista que deu para a Fernanda Young, obviamente está usando só como marketing. O dia em que o Wagner Moura tiver um blog e puder dizer que acha que a novela está pouco criativa, aí sim será interessante."
Mas para o jornalismo de fofoca já está ótimo: cada post é um flash! (LM)


Texto Anterior: Celebridades enchem blogs de bobagem
Próximo Texto: Coleção Folha revê Horace Silver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.