São Paulo, sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenaway, Paglia e intelectuais vêm ao país

Seminário anuncia vinda do cineasta, da ensaísta e da escritora norueguesa Asne Seierstad

Michel Houellebecq é outro entre os convidados do Fronteiras do Pensamento, que acontece entre março e dezembro, em Porto Alegre


EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento, que acontece entre 20 de março e 4 de dezembro, em Porto Alegre, anunciou anteontem que fechou mais três nomes para sua lista: a escritora e ensaísta americana Camille Paglia, a jornalista norueguesa Asne Seierstad, autora do best-seller "O Livreiro de Cabul", e o cineasta britânico Peter Greenaway.
Promovido pelo Projeto Copesul Cultural, da Companhia Petroquímica do Sul, e aberto em novembro do ano passado, com uma conferência do historiador inglês Paul Kennedy, o Fronteiras do Pensamento tem 23 conferências previstas, ao longo de nove meses.
O elenco promete atrair interessados em diversas áreas. O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza e o filósofo francês Luc Ferry abrem o evento no dia 20 de março. Nas letras, destaque para Seierstad (que se apresenta em outubro) e o escritor francês Michel Houellebecq (que deve encerrar o seminário, em dezembro).
Entre os outros nomes já confirmados estão o polêmico jornalista inglês Christopher Hitchens, o videoartista americano Bill Viola, o sociólogo americano Immanuel Wallerstein, o filósofo tunisiano Pierre Lévy, o ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda e o cientista político americano Marshall Berman.
"O objetivo do seminário é criar um espaço de reflexão sobre grandes temas da contemporaneidade. Como se trata de uma primeira edição, e ainda estamos testando o modelo, o corte curatorial foi flexível e abrange quatro linhas: pensamento, conjuntura do mundo, estética e artes", explica o historiador Gunter Axt, membro da curadoria do seminário, que prevê um público de até 1.500 pessoas por palestra, a participação deste público, com perguntas, e a publicação de uma obra coletiva com transcrições das conferências.

Patrocínio
O seminário Fronteiras do Pensamento está orçado em R$ 3 milhões, sendo 65% do valor provindo de leis de incentivo (cultural e Rouanet), e 35%, de investimento direto da Copesul. As conferências acontecerão sempre às terças-feiras, geralmente no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Até o dia 31 de janeiro, o passaporte, que dá direito a todas as conferências, está sendo vendido a R$ 450. Mais informações sobre o seminário no site www.fronteirasdopensamento.com.br.


Texto Anterior: Crítica/"Silk" Terror de Taiwan copia a fórmula de "O Chamado"
Próximo Texto: Última Moda - Alcino Leite Neto: "As pessoas estão vivendo como zumbis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.