São Paulo, segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Morre pintor Andrew Wyeth, retratista da América rural

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu na última sexta, aos 91 anos, o pintor norte-americano Andrew Wyeth, em sua casa em Chadds Ford, na Pensilvânia (EUA).
Rejeitado pela crítica, Wyeth foi um dos mais populares pintores americanos, conhecido por seus retratos da vida rural do país, que ele pintava com nostalgia em pleno auge do expressionismo abstrato de Jackson Pollock e, mais tarde, Robert Rauschenberg.
Assim como Edward Hopper, que fez de sua obra um retrato marcante da solidão das grandes metrópoles americanas, Wyeth nunca abandonou o figurativismo, mas foi tido como um artista menor por se ater a temas bucólicos em tempos de debate em torno do que seria a arte moderna nos EUA.
Com domínio impressionante da técnica, Wyeth deixou como legado uma série de vistas do interior puritano, fazendas desertas, campos secos e camponeses.


Texto Anterior: Público passa mais de uma hora na fila
Próximo Texto: Gringos reforçam arquitetura de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.