São Paulo, quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

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FILMES

A Culpa Foi do Macaco
SBT, 14h45.
  
(Monkey Trouble). EUA, 94, 95 min. Direção: Franco Amurri. Com Thora Birch, Harvey Keitel, Mimi Rogers. Macaco treinado para roubar carteiras e similares, que vivia sendo maltratado pelo dono (Keitel), foge e providencialmente se refugia na casa de menina (Birch) que queria muito ter um animal de estimação, mas enfrentava a férrea resistência da mãe (Rogers).

Surfe no Havaí
Globo, 15h55.
 
(North Shore). EUA, 87, 96 min. Direção: William Phelps. Com Matt Adler, Nia Peeples. Surfista do Arizona vai ao Havaí, em busca de ondas e garotas. O filme investe mais nas ondas.

O Levante do Gueto de Varsóvia - Parte 1
SBT, 22h30.
  
(Uprising). EUA, 2001, 177 min. Direção: Jon Avnet. Com Hank Azaria, Leelee Sobieski. Após tomar a Polônia, os nazistas confinam os judeus no tristemente célebre Gueto de Varsóvia. Esta minissérie, que a emissora divide em duas partes, retoma os fatos, desde a instalação do gueto até a revolta propriamente dita. Jon Avnet é um cineasta que costuma estragar os melhores temas. Inédito.

Intercine
Globo, 1h45.

O "Intercine" desta quinta prevê a disputa entre "Assassinato por Encomenda" (85, de Michael Ritchie, com Chevy Chase, Tim Matheson) e "Quebra de Conduta" (94, de Tim Matheson, com Peter Coyote, Courtney- Thorne Smith).

A Condenada
Globo, 3h35.
 
(Vows of Deception). EUA, 96. Direção: Bill L. Norton. Com Cheryl Ladd, Nick Mancuso. Pouco depois de casar com uma presidiária, rico advogado é assassinado. Claro, ela é a principal suspeita. Mas, dúvida das dúvidas, será mesmo a criminosa? (IA)

Keaton encontra Sidney Sheldon

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Pode-se argumentar que "O Palhaço que Não Ri" (Telecine Classic, 22h) é tão clássico quanto os romances de Sidney Sheldon, por exemplo. Aliás, é um filme dirigido por Sidney Sheldon, o romancista.
O título brasileiro enfatiza a palavra "palhaço", o que não faz justiça ao comediante sublime que foi Keaton. Nada contra os palhaços (Chaplin, no limite, é um; Groucho, outro), mas Buster era um antipalhaço, tal a sua singularidade.
A história de Keaton é triste à beça, mas, embora Donald O'Connor faça o possível, o dramalhão sheldoniano acaba triunfando.
Se isso consola, a venda dos direitos de sua biografia para o cinema pôs as finanças de Buster Keaton de pé. É mais do que nada.


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