São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Na terceira turnê brasileira, grupo volta inspirado

ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Desde a década de 80, os Rolling Stones estão acostumados a rodar o mundo em turnês de números superlativos. Esta "A Bigger Bang", e a apresentação em Copacabana, não foge à regra, mas ao contrário de shows anteriores, é apoiada em material elogiado pela crítica.
Considerado o melhor disco da banda em duas décadas, "A Bigger Bang" traz uma volta às raízes e tem quatro de suas músicas incluídas no set list prévio do show: "Rough Justice", "Oh No Not You Again", "Rain Fall Down" e "This Place Is Empty". Mas show dos Stones é, acima de tudo, um evento celebratório, e canções clássicas são obrigatórias, como "Gimme Shelter" e "Sympathy for the Devil".
E, segundo as críticas dos shows dos EUA, Mick Jagger está correndo ainda mais pelo palco, exibindo novas caretas e cantando mais alto do que nunca; Keith Richards continua a fazer pose com o cigarro no canto da boca. São imagens significativas. E o público parece não cansar. Segundo o site americano "Pollstar", esta turnê foi a mais lucrativa dos EUA em 2005, com arrecadação de US$ 162 milhões.

No Brasil
Esta é a terceira vez que os Stones tocam no Brasil. A primeira foi em 1995, na turnê de "Voodoo Lounge". O palco trazia telões em alta definição e bonecos gigantes. Quase que a banda ficou sem tocar. O Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis) interditou o estádio do Morumbi, em São Paulo, uma semana antes do evento. Às pressas, os organizadores levaram o show para o Pacaembu. No Rio, aconteceu no Maracanã.
Em 1998, voltaram para promover o fraco "Bridges to Babylon". Além dos Stones, o público assistiu também a show de Bob Dylan, que abria aquela turnê.
O palco carioca de "A Bigger Bang" ganha em tamanho em relação à turnê anterior: este tem 60 metros de largura, contra 54 daquele.
Com Jagger e Richards com 62 anos, muitos consideram que essa será a última vez que os Stones tocam em palcos brasileiros. (TN)

Texto Anterior: Stones evitam o samba e frustram os fãs
Próximo Texto: Sob calor de 38, público e carros lotam praia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.