São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"The Closer" recicla tabu feminino na delegacia

LÚCIA VALENTIM RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

"The Closer" não cria, prefere reciclar. A série, que estréia hoje na TNT, explora o velho tabu da chefe mulher num universo essencialmente machista. A loira Brenda Johnson (Kyra Sedgwick), treinada pela CIA e vinda de outra cidade, chega para assumir o comando do departamento de homicídios de Los Angeles. Em meio a um bando de homens, ela vai ter de rebolar (ainda que não literalmente) para ser respeitada.
O título do programa remete à própria Brenda, considerada uma "fechadora" de casos, que arranca com destreza e inteligência as confissões dos culpados.
Os fãs da franquia "CSI" vão sentir falta das evidências sendo analisadas pela equipe, porque aqui o crime se desenvolve prioritariamente na cabeça da detetive, enquanto ela nos distrai com sua compulsão por doces e outras guloseimas supercalóricas. As dicas principais são reveladas aos poucos, em meio a conversas banais, num estilo que lembra os romances de Agatha Christie.
Mas não faz jus à inspiração com que acena a "CSI", esse, sim, um seriado inovador no formato e no desenvolvimento dos personagens, que segue sem substituto nem competidor na TV.
A agente Brenda vai fazer o estilo "linha-dura", como mostra um dos diálogos do episódio piloto: "Se eu gostasse de ouvir que estou fazendo drama à toa, ainda estaria casada". Realmente, ela não faz questão de entrar no gênero de miss Simpatia. Contudo, ao investigar crimes de famosos, ela mesma se tornará uma celebridade e entrará no ritmo hollywoodiano, com vestidos e penteados.
É entretenimento honesto no mundo policialesco, com a variação de se passar em Los Angeles, que tem um funcionamento próprio de festas, alta sociedade e muito dinheiro rolando solto. E a série também vai brincar com a ética, ao revelar o envolvimento de Brenda com um homem casado (seu chefe no passado, que volta a contratá-la atualmente).


The Closer
Quando:
estréia hoje, às 20h, na TNT (depois da estréia, episódios novos serão exibidos às ter., às 22h, e aos sáb., às 17h)



Texto Anterior: TV Paga: Manias de Monk chegam à 4ª temporada
Próximo Texto: Coleção Folha: Ópera de Delibes celebra sons da Índia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.